Opinião da sociedade do que faz um assistente social
Por: Ily Silva • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 506 Visualizações
INSTITUTO MENTOR
FACULDADE DE NOVA AMÉRICA
ENTREVISTAS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL
NAILZA DA SILVA
ELIZANGELA BARBOSA
TALINE FERREIRA
CRISTIANE BASTOS
Nova Itarana-BA
2015
INSTITUTO MENTOR
FACULDADE DE NOVA AMÉRICA
ENTREVISTAS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL
NAILZA DA SILVA, ELIZANGELA BARBOSA, TALINE FERREIRA E CRISTIANE BASTOS.
Atividade entregue ao Instituto Mentor e a faculdade Nova América do curso Serviço Social na disciplina de Psicologia Social como requisito parcial de avaliação.
Orientador(a): Esp.:
Daiany Souza de Jesus
Nova Itarana- Ba
2015
METODOLOGIA:
A equipe realizou entrevistas com cinco pessoas, onde as funções foram divididas entre as componentes. Com o objetivo de facilitar a organização e a participação das partes e por conta da distância entre as cidades que moram as colegas. Os entrevistados foram falando e fomos anotando conforme suas respostas.
A primeira entrevista foi dia cinco de agosto de dois mil e quinze com D. Fátima Miranda, às 19:30, Km100, Nova Itarana.
A segunda conhecido como Constatino, no dia cinco de agosto, às 19:25 em seu local de trabalho, Km 100, Brejões.
A terceira entrevista foi feita no dia cinco de agosto de dois mil e quinze às 18:00 no seu setor de trabalho com a funcionária Joana Santos, em Nova Itarana-BA.
Na quarta, O Sr. José Antonio, feita dia seis de agosto de dois mil e quinze às 09:20 da manha, Km 100, Brejões.
E a quinta entrevista feita no dia cinco de agosto de dois mil e quinze ás 21:00, no Templo da Assembléia de Deus da Cidade de Nova Itarana-BA com Lúcia Santana.
A sexta foi Dona Bárbara às 09:30, no dia oito de agosto no seu local de trabalho.
INTRODUÇÃO:
O objetivo das entrevistas foi avaliar o que a sociedade acha que faz um Assistente Social e ganhar conhecimento sobre as questões sociais com a finalidade de entender a maneira em que elas estão sendo encaradas. Os resultados retrataram de forma minuciosa o que os mesmos gostariam que esses profissionais fizessem. Prestando serviços às pessoas carentes, viabilizando e resolvendo as questões mais urgentes entre varias situações, o que já imaginávamos. Podemos entender o que as pessoas precisam para o seu bem-estar e o que é necessário diante das situações do dia-a-dia atuando como profissionais. Por tanto, faz-se necessário apontar a prática do profissional no acompanhamento de histórias das famílias e do indivíduo buscando formas de atendimentos mais eficazes e efetivas.
Representação social
Dona Maria de Fátima. Acha que o Assistente Social deve prestar serviços às pessoas carentes, viabilizando resolver as questões e situações de diversas ordens, e assim, auxiliando pessoas em situações de risco a busca de melhoras de vida. Um exemplo: no atendimento a saúde, na falta de alimentação mínima, nas dificuldades em adquirir medicamentos por falta de recursos financeiros ou mesmo em resolver questões documentais, judiciais.
Com o Sr. Constantino, é fundamental importância para a comunidade. Porque o Assistente Social é o responsável por colher informações da população e
...