PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Por: tsmiy • 19/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
THAIS DA SILVA MIYAHARA
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO MUNICÍPIO DE EUCLIDES DA CUNHA - BA
[pic 3]
Euclides da Cunha
2015.2
THAIS DA SILVA MIYAHARA
PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO MUNICÍPIO DE EUCLIDES DA CUNHA - BA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação na Prática do Assistente Social; Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSO
Professores: Amanda Barboza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.
Euclides da Cunha
2015.2
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO................................................................................................
2 - DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.....................................
3 – FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS.......................
3.1 -OBJETIVO GERAL.........................................................................................
3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.........................................................................
4 - JUSTIFICATIVA...............................................................................................
5 - METODOLOGIA...............................................................................................
6 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.............................................................................
7 - CRONOGRAMA DA PESQUISA.......................................................................
8 - ORÇAMENTO...................................................................................................
9 -RESULTADOS ESPERADOS............................................................................
10 - REFERÊNCIAS...............................................................................................
1- INTRODUÇÂO
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a grave evolução na violência contra as mulheres, assim, serão consultadas fontes que tratam do tema, tais fontes serão localizadas e obtidas em bibliotecas, livros, sites, e diálogos com as assistentes social do CREAS do município de Euclides da cunha, BA.
A violência contra a mulher é uma questão muito importante a ser estudada, pois uma medida que permite a construção de novos conhecimentos e melhor compreensão de suas causas e efeitos. Com um trabalho de pesquisa direcionada às mulheres atendidas no CREAS-Centro Especializado de Assistência Social, seu objetivo é acolher, refletir sobres os efeitos negativos diretamente na assistência da mulher, assim fazendo-se uma análise mais abrangente do problema em casos como sofrimento, danos, exploração sexual, torturas psicológicas à mulher ou qualquer conduta baseada no gênero tanto na esfera pública ou privada.
2-Delimitação do problema
Em nossa sociedade ainda acontece muitos casos de violência contra a mulher por muita gente ainda achar que só se resolve o conflito através de violência, pois os homens se acham mais fortes e superiores que as mulheres do município de Euclides da Cunha, BA, tal motivo que reforça ainda mais a importância do trabalho que o serviço social tem na proteção no combate a violência.
3-Formulaçâo dos objetivos geral e específico
3.1-Objetivo geral:
Promover uma organização com o fortalecimento da sociedade de forma legal, com a finalidade de conquistar melhorias estruturais e na qualidade devida das mulheres do projeto violência contra a mulher no município de Euclides da cunha – BA.
3.2-Objetivos específicos:
- Identificar as famílias com o perfil socioeconômico destas mulheres que sofrem com a violência dentro e fora de casa;
- Conhecer as expectativas e anseios das mesmas;
- Compreender as principais dificuldades vividas pelas mulheres, no decorrer do projeto;
- Mobilizar as famílias para a denúncia de violência contra a mulher.
4-JUSTIFICATIVA
O interesse pelo tema desta pesquisa surgiu a partir dos noticiários, assim como também sites que revelam um grande crescimento de violência contra as mulheres, o que é um sério problema de saúde publica, assim como uma violação dos direitos humanos. Existem muitas formas de violência contra a mulher dentre elas a violência psicológica, a física e a sexual, e todas essas formas de violência podem ter sérias complicações para a saúde sexual e reprodutiva da mulher resultando em danos físicos e psicológicos para a mesma.
No Brasil, a violência contra a mulher é crime e a lei 11.340/2006, conhecida popularmente como lei Maria da Penha, coíbe a violência doméstica e familiar contra as mulheres, uma das grandes conquistas dessa lei foi o reconhecer que quando essas violências contra a mulher acontecem no ambiente doméstico ou quando são cometidas por pessoas que tem ou tiveram intimidade com a vítima, tais como maridos ou namorados, é preciso um olhar e uma atuação específica da polícia, justiça e sociedade. Compreender como a justiça vem trabalhando no problema de violência contra as mulheres é muito importante para uma construção de uma sociedade mais igualitária.
5-METODOLOGIA:
Este estudo tem caráter documental, retrospectivo, descritivo, uma abordagem qualitativa que consiste no delineamento ou análise das características de fatos, considera-se retrospectiva como estudos que buscam informações em documentos e registros de eventos já acontecidos.
Prospectiva como os estudos de acompanhamento de eventos por um período determinado no futuro, a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta está restrita a documentos escritos ou não e este estudo será realizado no CREAS-Centro Especializado de Assistência Social, no município de Euclides da Cunha, BA, que abrange mulheres que sofrem de violência, para amenizar o índice de pessoas que sofram com qualquer tipo de violência seja física, moral ou psicológica.
...