Politica de saude
Por: MIMAURICIO • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 706 Palavras (3 Páginas) • 5.269 Visualizações
Reflexão Prática sobre a Linguagem aplicando a Teoria na Prática
Aluna: Michelle
Turma : (assim espero que seja)
1- Qual a Tese do texto? Transcreva o enunciado que a sintetiza melhor.
R: O objetivo do autor é mostrar ao leitor que o principal problema da seca do sertão não é apenas a escassez de água, mas também aos problemas políticos.
“Não são as chuvas escassas o principal problema dos que vivem no sertão. O maior empecilho é a falta de interesses políticos, haja vista a conveniência de existirem eleitores miseráveis e persuasíveis, que se tornam presas fáceis aos objetivos meramente eleitoreiros dos candidatos a região”.
2- A que princípio da textualidade a elaboração de uma tese dentro de uma dissertação argumentativa se vincula?
R:Vincula-se com a intertextualidade, pois é o princípio onde o autor faz a relação explícita do tema proposto com outros temas que abordam o mesmo problema. No qual este diálogo serve para fortalecer a construção da argumentação, garantindo consistência ao ponto de vista do autor.
3- Ao afirmar “Não é a terra árida ou a escassez de chuvas que determina a “vida Severina” do Sertão, mas sim, a ausência do decoro político que persuade esses tantos “severinos””, o autor utilizou um dos princípios de textualidade. Qual deles?
R:É a informatividade, pois possui uma quantidade de informações mobilizadas e distribuídas ao longo do parágrafo, informações imprescindíveis para a compreensão do leitor.
4- Qual sentido das palavras “vida severina” e “severinos” utilizadas pelo autor?
R: Um sentido figurativo para mostrar o quanto é difícil à vida dos que vivem no sertão e o quão são miseráveis esses trabalhadores, expressando uma decisão pessoal do autor.
5- Por que o autor teria empregado aspas nas duas palavras acima?
R: Para realçar a expressão figurativa utilizada no parágrafo.
6- Explique o jogo metafórico que existe no título do texto: Seca: escassez de água ou de decoro político?
R: Chamar atenção de uma população que vende seu voto hoje sem pensar no amanhã, sem conhecer o poder que tem nas mãos, e aos mais sábios fazer poemas e poesias acerca da precariedade de um povo, mas com um sentido de realidade bem profunda.
7- Quando encontramos trechos ou parágrafos com afirmações estranhas e improváveis em dissertações, podemos dizer que faltou (ram) a elas qual (is) do (s) princípio (s) de Textualidade?
R: Faltou o princípio da situacionalidade, pois refere-se à persistência e adequação ao contexto em que um texto deve ser produzido. Faltou também o princípio da intertextualidade onde se refere à relação explícita pressuposta ou subentendida, que um texto estabelece com os outros textos, bem como serve para fortalecer a construção da argumentação.
8- Transcreva duas passagens do texto nas quais o autor demonstra utilizar bem o princípio da informatividade.
R: “Não são as chuvas escassas o
...