REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À QUESTÃO SOCIAL
Por: 30051997 • 4/9/2015 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE À QUESTÃO SOCIAL
O Serviço Social é de fundamental importância em discutir o seu contexto histórico e seu embasamento nos princípios éticos e lutas de defesas assumidas deste profissional, sendo assim cumprindo com seus deveres.
Portanto, a constante movimentação que o profissional da área a qual estudada apresentará com a questão social, o objeto e mediações que incluirá o pensamento de alguns autores com opiniões diversas, na teoria, o objeto, o método e a especificidade, e em uma nova proposta a mesma está sendo discutida para ser inclusa no curriculum profissional.
O objeto do Serviço Social obteve em várias formas por pensamentos de autores que propõe uma opinião com divergências a respeito de um Assistente Social, como Montanõ que afirma “...o Serviço Social não possui um objeto próprio” e Iamamoto que define o Serviço Social como objeto específico. E, outros autores como Ezequiel Ander-Egg que em sua visão, o objeto é constituído pelo profissional por meio da sua perspectiva interdisciplinar, ou seja, estabelece relações entre suas disciplinas.
A questão social é compreendida como um fenômeno que surgiu em meio da era da industrialização no século XIX, com o nascimento desta era, o Serviço Social teve que adaptarem-se as constantes transformações.
Para compreender a questão social, teremos que contextualizar não só por conta das inúmeras desigualdades sociais, mas também sobre as inúmeras resistências da classe proletária. Sendo assim, pensamos de imediato e refletimos que a questão social nos lembra da pobreza, favelização, fome, dentre outros. Quando o assunto é a intervenção do Assistente Social, existe uma área enorme de atuação visando inteiramente à questão social e também refletindo sobre outros aspectos, sobre isto a autora Iamamoto (2000, p38) afirma que tais expressões da questão social, “vêm afetando não só os direitos sociais, mas o próprio direito a vida”.
O Assistente Social busca meios para que essas desigualdades não possam expandir-se, o profissional também trabalha nas diversas áreas de atuação profissional; saúde, educação, habitação e na proteção a crianças e adolescentes. Também busca meios de intervenção para desigualdades ocasionadas pela não distribuição do capital, em que uma maioria sofre pela falta de recursos financeiros.
Pode-se dizer que o Assistente Social é um meio visível e produtivo para comentar e ajudar em nossa realidade, tendo suas múltiplas expressões como o objeto de trabalho, fundamentando-se na contradição da sociedade.
Assim, compreendemos que o objeto do Serviço Social sendo este construído e reconstruído deve ser desmistificado através de aproximações do concreto para o concreto pensado no qual se fundamentou o Serviço Social que era defendida como um processo histórico da profissão onde requer um profissional criativo e competente que como foco principal atender as diversas classes afetadas pelo sistema capitalista trazendo muitas alterações na realidade de uma sociedade.
...