SAÚDE, ALERTA E PREVENÇÃO AO CÂNCER
Por: Michele Santos Vieira • 10/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1]
SAÚDE, ALERTA E PREVENÇÃO AO CÂNCER
[pic 2]
Disciplina: Estatística Aplicada
Professor: Fabio Lemes
Turma: 5F
Nome: Ângela Teresinha Machado
Sumário:
Resumo
Introdução
Metodologia
Apresentação de dados
Questionário aplicado aos homens
Faixa Etária dos Homens
Frequência que vai ao médico
Exames Preventivos
Histórico Familiar
Câncer de Próstata mata
Renda Familiar
Plano de Saúde
Nível de preocupação
Questionário aplicado às mulheres
Faixa Etária das mulheres
Frequência que vai ao médico
Exames Preventivos
Histórico Familiar
Renda Familiar
Plano de Saúde
Nível de Preocupação
Referência Bibliográfica:
Anexos:
Anexo1: Questionário aplicado para os homens:
Resumo
Este trabalho teve como pesquisa o Tema, Saúde Alerta Prevenção ao Câncer, principalmente aos canceres de mama, útero e próstata. Com o objetivo de mensurar quem mais se preocupa com a sua saúde, homens ou mulheres. Na realização de exames preventivos para manter sua própria saúde, quantas vezes ao ano realizam esses exames.
Câncer de mama e útero é os mais comuns entre as mulheres, o câncer de próstata entre os homens é superado apenas pelo câncer de pulmão, exames preventivos podem diagnosticar a tempo.
A Pesquisa foi aplicada na Sulbras Moldes e plástica Ltda. Situada na cidade de sapucaia do sul, com a população de 97 funcionários, sendo 63 mulheres e 34 homens, partir de uma amostra de 50% dessa popularidade de 16 mulheres e 10 homens, a escolha dos participantes foi feito por um sorteio entre os três turnos.
Os métodos utilizados para levantar os resultados da pesquisa foram tabelas e gráficos, por analise de frequência discreta, média, moda, mediana, desvio médio, desvio padrão e variância.
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada com homens e mulheres, a respeito da periodicidade com que frequentam o médico, e quem mais se preocupam com sua saúde, a fim de se prevenir dos cânceres de próstata, de mama e colo do útero.
O câncer de próstata mata cerca de 15mil homens ao ano no Brasil, sendo o segundo câncer que mais mata. É muito comum descobrir a doença entre 50 a 70 anos, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.
No Brasil o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres, além da frequência com que ocorre e da quantidade de óbitos o tumor pode causar muitas sequelas, físicas e psicológicas, as mulheres de 40 a 79 anos são as mais atingidas.
O câncer do colo do útero é o mais comum entre as mulheres no Brasil correspondendo a aproximadamente, 24%de todos os cânceres.
A pesquisa foi realizada em uma Indústria da cidade de Sapucaia do Sul, onde foram abordadas cerca de 30 pessoas entre homens e mulheres. As perguntas eram diretas e objetivas, como “com qual a frequência que vai ao médico”, e os resultados estão apresentados em gráficos e tabelas para melhor entendimento.
Metodologia
O método aplicado foi amostral de uma população, de 97 funcionários, sendo 63 mulheres e 34 homens, foi aplicado um questionário para 16 mulheres com 10 perguntas, um questionário de 9 perguntas para os homens, todas diretas e objetivas.
Os dados foram colocados em rol e organizados para formar tabela com frequência discreta, foram usadas as seguintes formulas:
Formula da média:
[pic 3]
Formula do Desvio Padrão:
[pic 4]
Formula do Desvio médio:
[pic 5]
Formula da Variância:
[pic 6]
Em estatística, Moda é o valor que representa maior frequência em uma serie de dados.
Mediana, em um conjunto de dados é o valor que ocupa a posição central desses dados, desde que os mesmos estejam ordenados em ordem crescente ou decrescente (em um Rol)
Exemplo: 3-4-4-(5)-6-7-8 Exemplo: 0-4-5-(6 -7)-7-8-10[pic 7][pic 8][pic 9]
Mediana (em número impar) Mediana (em número par)
Soma os dados que estão no
Centro e se divide por 2.
Apresentação de dados
Questionário aplicado aos homens
1. A partir dos 40 a 50 anos, os homens são recomendados a iniciarem exames preventivos.
Faixa Etária dos Homens
Idade dos entrevistados: 42-41-55-41-50-49-44-48-38-54
...