USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA E OS IMPACTOS CAUSADOS NO CONTEXTO FAMILIAR
Por: 062007 • 26/3/2020 • Projeto de pesquisa • 3.461 Palavras (14 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 OBJETIVOS .5
3.1 GERAL 5
3.2 ESPECÍFICOS 5
4 JUSTIFICATIVA 6
5 METODOLOGIA 8
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10
6.1 O CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA....................................................................10
6.2 COMPREENDENDO O CONTEXTO FAMILIAR.................................................11
6.3 ADOLESCENTES E FAMÍLIAS E USO DROGAS...............................................11
7 CRONOGRAMA ....................................................................................................13
8 ORÇAMENTOS......................................................................................................14
9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................15
10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................16
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso e dependência de drogas na adolescência e os impactos que este contexto provoca no âmbito familiar. A partir de experiências vivenciadas pela pesquisadora durante a realização do estágio no Setor Habitacional, foi possível observar o crescimento do uso de drogas por adolescentes nos conjuntos habitacionais (construídos pelo PMCMV - Programa Minha Casa Minha Vida, para famílias de baixa renda), esse fato chamou a atenção e despertou o interesse de aprofundar estudos teóricos sobre a temática.
Não é de se admirar que esse crescimento aumente nas comunidades de baixa renda, porém o fato é que o crescimento do uso de drogas por adolescentes também vem crescendo nas classes medias e altas. O interesse pelo tema abordado se deu início observando os inúmeros problemas vividos pelos moradores dos residenciais, que procuravam o Setor Habitacional solicitando devolução do imóvel ou de troca para outro bairro, devido á problemas decorrentes do uso de drogas por algum integrante da família, na maioria das vezes, menores de idade que chegavam a ser ameaçados e mortos por envolvimentos com traficantes.
Infelizmente o crescimento do uso de drogas é uma triste realidade social que vivemos no país, por ser um problema que afeta diretamente as comunidades mais pobres, acaba se tornando um grande desafio para o Serviço Social nas suas diversas áreas de atuação. O uso de drogas é um grande problema sociocultural, o que significa que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Além de existir variados tipos de drogas, também são diferentes os efeitos que elas produzem nos adolescentes, a adolescência é um período marcado por muitas mudanças e curiosidades sobre mundo que existe além da família, momento esse que trás muita curiosidade, fazendo com que os jovens queiram experimentar coisas novas. .
O principal objetivo desse projeto é pesquisar os caminhos percorridos e os desafios enfrentados pelos adolescentes das comunidades carentes, falar abertamente sobre as drogas e adquirir informações sobre o assunto.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O uso de drogas na adolescência é considerado complexo e multifatorial, que é submetido sob influência de diferentes aspectos, sendo alguns deles: individuais, familiares, e de grupo social. A família tem sido um aspecto bastante enfatizado nos debates sobre o tema, principalmente pela relevância de sua influência para um desenvolvimento equilibrado e saudável na adolescência e pela necessidade de participar e intervir na superação de dificuldades, que surgem ao longo do processo de transição e formação do sujeito.
Sendo assim surge o seguinte questionamento: Quais impactos causados no âmbito familiar pelo uso de dependência das drogas no período da adolescência?
3. OBJETIVOS
3.1 Geral:
Refletir sobre a dependência do uso das drogas na adolescência e os impactos que este contexto provoca no âmbito familiar.
3.2 Específicos:
- Conceituar a adolescência e suas transformações ocorridas nos períodos de transição;
- Compreender a definição e o contexto familiar;
- Destacar as percepções de adolescentes e famílias sobre o uso de drogas na adolescência.
4 JUSTIFICATIVA
A adolescência pode ser considerada como um momento importante para o desenvolvimento humano, onde é marcado por uma variedades de acontecimentos sendo estes: mudanças, conflitos, perdas e medos, se tornando assim um momentos delicado para os adolescentes e para as famílias, além disso é um momento das descobertas e novas experiências que são decisivos para a construção da identidade de personalidade adulta. Visando compreender o processo de desenvolvimento na adolescência, é necessário ficar atento as características pessoais (individuais, psicológicas e biológicas), familiares e sociais, compreendendo o adolescente como um sujeito ativo, produto e produtor do seu desenvolvimento, em permanente interação com o contexto em que se desenvolve.
...