Impactos causados pela doença de Alzheimer no contexto sócio familiar: Atuação do Serviço Social na ciência de intervenção de conflitos
Por: aliester • 17/5/2017 • Artigo • 6.184 Palavras (25 Páginas) • 619 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC II
Impactos causados pela doença de Alzheimer no contexto sócio familiar: Atuação do Serviço Social na ciência de intervenção de conflitos
Ana Neri da Silva Siqueira RA: 1299137763
Lindalva José P. Araújo RA: 1299137759
Marcilene Dutra C. Gomes RA: 1299137760
Tamara Rodrigues Santos RA: 1299137761
Tutora EAD: Glaucia Lequize
Rio de Janeiro/ Pólo SG
Junho 2017
Sumário
1-Resumo..........................................................................................................3
2-Introdução.....................................................................................................4
3-Impactos causados pela doença de Alzheimer no contexto sócio familiar....5
3.1- Atuação do serviço social na ciência de intervenção de conflitos.....9
3.2- Legislações: Dispositivos para o Serviço Social..............................12
3.3- Olhando para a família que cuida de idosos...................................15
3.4- Políticas Públicas: Conceito e Intervenção......................................17
4- Considerações finais................................................................................19
5- Referências..............................................................................................20
“A finalidade do dinheiro é criar desigualdade social, não teremos paz na terra enquanto o governo for o ouro e a prata. O problema não é o ouro e nem a prata, e sim, o valor que dá ao ser humano.”
Mister John
Impactos causados pela doença de Alzheimer no contexto sócio familiar: Atuação do Serviço Social na ciência de intervenção de conflitos.
Ana Neri da Silva Siqueira RA: 1299137763
Lindalva José P. Araújo RA: 1299137759
Marcilene Dutra C. Gomes RA: 1299137760
Tamara Rodrigues Santos RA: 1299137761
RESUMO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi fundamentado através de observações e pesquisas diante da realidade no campo de estágio, no período que compreendeu a vivencia de estágio acadêmico. Neste trabalho abrange-se o tema: Os Impactos Causados pela Doença de Alzheimer no Contexto Sócio Familiar. Conhecida internacionalmente pela sigla DA é um distúrbio cerebral degenerativo que afeta a memória, e quase todas suas vítimas são idosas, é uma enfermidade incurável, mas pode ser tratada, que tem gerado problema social para o portador desta doença e conflitos no contexto sócio familiar. A DA cresce assustadoramente em nossa sociedade, demanda essa que perpassa na área da saúde e assistência, e o grande desafio é envelhecer com qualidade de vida, e a Prefeitura do município de São Gonçalo/ RJ, junto a secretaria de atenção à pessoa idosa, aonde o assistente social tem um trabalho importante dentro do núcleo, o que contribui para fortalecimento das redes, desenvolvendo ações que visam promover o bem estar e acesso aos cuidados e proteção dos idosos e suas famílias. Assim mediar políticas sociais do Estado e com objetivos próprios do modo de vida da comunidade, entre as necessidades de saúde, pois o serviço social hoje se encontra inserido nos espaços de saúde, através do sistema ESF/ Estratégia Saúde da Família, e NASF/ programa saúde da família é uma equipe multidisciplinar da instituição, e o assistente social em sua atuação profissional é relevante nos espaços de saúde para intervir e garantir os direitos sociais dos usuários desse público alvo.
Introdução
Falar sobre Alzheimer é preciso ressaltar o processo de envelhecimento, da população brasileira. É abordar um assunto irreversível não só no Brasil como no mundo, o envelhecimento não é um problema, ao contrário deve ser visto como uma conquista para a humanidade, pois alcançar a longevidade não é privilégio de todos os seres humanos. Mas também é socialmente visto como sinônimo de doença. E a doença de Alzheimer é uma patologia que mais acometem os idosos, entretanto não se pode afirmar que a doença se manifesta pela idade avançada. Mas o crescimento da população idosa é um fenômeno mundial, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é previsto que no ano de 2025, o Brasil será o sexto país do mundo quanto ao contingente de pessoas idosa, e sofrerá um aumento significativo no número de idosos portadores da DA. E assim como os autos índices de conflitos familiares por ser uma doença que envolve toda a família, na sua complexidade, nas angustias geradas, estresse, nas dúvidas não esclarecidas. Os familiares realizam um papel fundamental na manutenção e controle da patologia, pois cabe a eles dar a continuidade do cuidado de seu processo de vida. A Associação Brasileira de Alzheimer possui grupos de apoios voltados para orientar os familiares e contribuir para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença, além do mais a DA não ataca somente ao seu portador, ela afeta toda família. A grande sobrecarga é sobre o familiar/cuidador direto, pesquisas indicam que muitos destes, não possuem conhecimentos fundamentais necessários sobre a doença para o cuidado com o portador. É bom salientar que a demência não é uma conseqüência natural e progressiva do processo de envelhecimento, a mesma pode ser causada por uma infinidade de patologias, desde a mais simples deficiência de vitaminas e até doenças degenerativas cerebrais, fatores de risco: idade, genética e sexo feminino e a DA é ainda incurável. É nesse cenário que o serviço social, tem seu profissional, assistente social, exercendo seu trabalho na área da saúde nas instituições públicas e privadas, e através da Subsecretaria Municipal de atenção ao idoso, que visa atender as necessidades desse público portador da DA e assim como família em conflito social.
...