ÉTICA E MORAL E AS CORRENTES FILOSÓFICAS DA ÉTICA
Por: Riick Araújo • 9/7/2018 • Dissertação • 726 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
ÉTICA E MORAL E AS CORRENTES FILOSOFICAS DA ÉTICA
No presado texto iremos falar sobre Ética e Moral e como são diferentes mesmo tendo algumas semelhanças, e a ligação de ambos ao comportamento do ser humano.
Para refletir sobre o conceito de ética é necessário voltar a antiguidade onde os filósofos a entendia como um importante instrumento de Felicidade. Portanto, Ética é a palavra que se origina do termo grego ethos, que significa modo de ser, caráter, costume, comportamento, portanto, ética é o estudo dos valores morais tais como o modo de ser e agir das pessoas como os seus comportamentos. Na filosofia a ética estuda os valores que norteiam os relacionamentos interpessoais, como cada pessoa se posiciona na vida, e de que maneira elas vivem harmonia com outras pessoas, porém ao falarmos de comportamento humano e possível que algumas pessoas acabem confundindo com moral, pois bem:
Não podemos confundir a Ética com a Moral, pois se distinguem já que moral seria um conjunto de regras, normas, princípios, costumes e valores admitidos em determinado tempo e lugar que norteia o comportamento da pessoa em seu determinado grupo, Segundo Vásquez:
[…] por moral entendemos uma forma específica do comportamento humano, individual ou coletivo, que se dá realmente, ou que propõe o que deveria dar-se. E por ética entendemos a atenção reflexiva, teórica à moral em um ou outro plano – o fático ou o ideal – que não são para ela excludentes. Vale dizer: à ética interessa a moral, seja para entender, interpretar ou explicar a moral histórica ou social realmente existente..
Podemos partir dessa ênfase para dizer que a Ética pode ser definida como um conjunto de conhecimentos feito através da reflexão da Moral, e que se diferencia da moral, já que, a moral esta ligada as regras e normas, costumes de cada cultura, e a ética é o modo de agir das pessoas.
São incontáveis os pensadores sobre a Ética e a Moral na busca da Felicidade tornando crescente o interesse por essa discussão. Contudo, destaco dois pensadores, Sócrates onde afirma que “o conhecimento do bem e do mal, da sabedoria de vida era reflexo da ética”, e Aristóteles defende a tese de que a ação ética conduz à felicidade, porém Várias correntes filosóficas surgiram entre os séculos XVIII e XIX, assim varias coisas aconteceram e cooperaram para a ruptura da tradição medieval e o advento da Modernidade, onde abriu espaços para novos questionamentos e reflexões que começam na busca conhecer o mundo, assim como o aumento de movimentos filosóficos como o Racionalismo, Empirismo, Iluminismo, Positivismo, Idealismo e Funcionalismo o que acaba influenciando áreas de conhecimentos que se identificaram com suas características.
O Racionalismo - Com Kant, refere a uma corrente filosófica que destaca o raciocínio lógico através da Razão na busca pela verdade.
O Iluminismo - Se refere uma corrente filosófica que pretendia esclarecer através da razão e da ciência. Dentro das características do pensamento iluminista podemos destacar o Racionalismo, que traz a razão como elemento essencial para o conhecimento e a questão de Liberdade e Igualdade como direitos fundamentais, porém justifica as diferenças econômicas de cada pessoa decorre da capacidade de cada um pensar, dentre os autores destaca-se aqui Montesquieu e Voltaire.
...