Consequencias do aborto na suade da mulher
Por: Luciana Dutra • 8/12/2015 • Projeto de pesquisa • 4.605 Palavras (19 Páginas) • 480 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA[pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – CCAA
CAMPUS IV / CHAPADINHA - MA
‘’ CONSCIENTIZAÇÃO DOS RISCOS DO ABORTO NA SAÚDE DA MULHER’’
Chapadinha – MA
João Ricardo Carvalho de Souza
Josimelk Costa Souza
Nara Rúbia Santos de Oliveira
Natania Santos Alves
Olivia Alves de Sousa
Thayná da Costa Soares
Wanderson Oliveira da Costa
SUMARIO
- INTRODUÇÃO...................................................................................................3
- JUSTIFICATIVA.................................................................................................4
- OBJETIVOS......................................................................................................5
- MATERIAL E MÉTODOS....................................................................................5
- RESULTADOS...................................................................................................6
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Aborto é definido como a remoção ou expulsão do embrião ou feto do útero. Podendo ocorrer de forma espontânea ou induzida, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgia.O aborto espontâneo é não intencional, podendo, geralmente, ocorrer até a 22° semana de idade gestacional, tendo como uma das principais causas as anomalias cromossômicas. Enquanto o induzido vem a ser provocado, ocasionando a morte do embrião ou do feto e, em alguns casos, a consequente morte da mulher.
Desde sempre a questão do aborto é muito discutida. Falando em termos jurídicos, no Brasil, este é considerado um crime, previsto em lei, com pena de até 3 anos de reclusão para a mulher praticante e de 6 a 10 anos para o medico que faz o procedimento. Sendo considerado um ato dentro da lei, quando em caso de estupro ou de representação de riscos a vida da gestante. Correlacionado a aspectos morais, o aborto é visto de forma ‘’torta’’ pela maioria da sociedade, principalmente por pessoas mais velhas.
Quando realizado de forma inadequada, o abortamento representa grande risco à saúde e à vida, tanto da mulher quanto do feto, podendo este em caso da não consolidação do ato nascer com sérios problemas em sua formação. Quando realizado de forma adequada e higiênica, o procedimento é considerado seguro.
No Brasil, exceto quando em casos de estupro ou quando a gestante corre risco de vida, o aborto é proibido por lei. Em 2012, foram realizados 1542 abortamentos legais por razões médicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, mesmo tendo a intervenção da lei para a prática desse ato, muitas mulheres recorrem ao uso de medicamentos caseiros para a realização do aborto anualmente no nosso país; a maioria delas por engravidarem indesejadamente e não terem o apoio familiar. Existem diversos tipos de chás que são tomados para realizar a expulsão do feto do útero. Porém é sabido de todos os riscos que este ato pode vir a acarretar, incluindo hemorragias que podem levar não só o feto como também a mulher à morte.
Em nosso município, Chapadinha-MA, segundo a Secretaria de Saúde, de 10 mulheres, 2 cometem o aborto. Na maioria dos casos, relatando que o que as levam a cometer isso esteja relacionado com problemas financeiros, rejeição do companheiro ou da família. Inclusive, de cada 2 que cometem o aborto, pelo menos 1 é menor de
idade, podendo ter entre 13 e 17 anos, o que torna a questão mais agravante ainda (Comunicado oral com o Secretario de Saúde).
Diante do exposto, esse trabalho tem como objetivo coletar dados relacionados à população de Chapadinha-MA, sendo que a incidência desses casos tem aumentado nos últimos anos, boa parte deles induzido.
- JUSTIFICATIVA
De modo Geral, o intuito do projeto aqui apresentado é integralizar os alunos com a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Ciências Biológicas, tendo como tema o aborto, visto os altos índices de casos decorrentes no município de Chapadinha – MA.
Com base nisso, o Projeto tem o intuito de promover à comunidade informações a respeito do aborto para a conscientização de seus riscos. Assim como também, proporcionar aos discentes envolvidos no trabalho, o desenvolvimento de práticas, elaboração de projetos, discussões, debates e demais, preparando-os para o meio acadêmico e científico.
- OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Conscientizar a população sobre os riscos que o aborto pode causar a saúde da mulher, visto que a incidência desses casos tem aumentado na comunidade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Identificar grupos de mulheres que já cometeram o aborto;
. Identificar os motivos que levam ao aborto;
. Incentivo a prevenção da gravidez indesejada (uso de preservativos);
. Esclarecer sobre os riscos que o aborto traz, com base em dados coletados junto a Secretaria de Saúde do Município.
- MATERIAL E MÉTODOS
Para a elaboração deste projeto foram formulados três questionários, com questões que remetem a opinião pública e informações sobre o tema abordado. Os questionários foram aplicados à população do município, de três faixas etárias, aos profissionais da saúde e à mulheres que já cometeram o aborto.
No total, foram entrevistadas 168 pessoas de diferentes idades. Sendo 50 dessas pessoas com idade entre 18 e 26 anos, 50 com idade entre 26 e 35 anos e 50 com idade acima de 35 anos (população); 7 profissionais da saúde; e 11 mulheres que já cometeram o aborto. Estas opinaram a respeito do tema abordado, respondendo às questões de múltipla escolha contidas nos questionários, que tratavam de assuntos relacionados ao aborto, ponto de vista a respeito do mesmo, questões científicas, e riscos que este por oferecer a saúde da mulher.
...