Resenha: Paralelo entre Muito além do peso e Raízes da gastronomia brasileira.
Por: stecarv16 • 16/4/2016 • Resenha • 618 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
Resenha: Paralelo entre Muito além do peso e Raízes da gastronomia brasileira.
Aluna: Stephanie Carvalho
“Muito além do peso” é um documentário produzido em 2012. O filme mostra a obesidade infantil como um problema de saúde pública atual, assim como suas causas e consequências. Retrata também a situação alarmante observada em crianças que sofrem de doenças de adultos, tais como: problemas cardiovasculares, respiratórios, diabetes melittus tipo 2.
Como foi relatado no documentário, após a 2a guerra mundial as indústrias buscavam uma forma rentável de utilizar toda a tecnologia desenvolvida para caminhões, geladeiras e alimentos processados, sendo assim passaram a investir no campo alimentício. O grande problema foi que com o advento desses alimentos industrializados, a saúde da população também foi influenciada e a desnutrição como problema de saúde pública foi substituída pela obesidade, e suas consequências.
As crianças são os principais alvos das empresas alimentícias, que fazem uso da publicidade, como propagandas televisivas coloridas e lúdicas em horário de programas infantis e brinquedos e personagens populares associados a alimentos com pobre valor nutricional e alto valor calórico. Esses artifícios utilizados pelas grandes indústrias induzem à criança ao consumo desses alimentos, que passam a priorizar bolachas, sucos artificiais, refrigerantes, batatas fritas, e consequentemente, a rejeitar alimentos saudáveis.
O prazer de cozinhar os alimentos e preparar uma refeição foi trocado pela praticidade. E é onde pode-se fazer uma ligação entre os documentários “Muito além do peso” e “Raízes da gastronomia brasileira”. O documentário raízes mostra como que as diferentes culturas que chegaram ao Brasil modificaram sua gastronomia e como ela foi afetada pelo Brasil.
Quando os imigrantes vieram para o Brasil trouxeram consigo suas tradições desde o preparo do alimento até o momento da refeição. Pode-se observar como é descrita a relação dessas pessoas com a culinária que vai desde nutricional até emocional. O momento da refeição para muitas culturas é um momento de reunião familiar onde todos sentam-se a mesa para saborear uma refeição totalmente preparada em casa. Momento esse que está sendo perdido casa vez mais, as refeições em família foram substituídas por restaurantes self-services, lanchonetes e alimentos congelados e semi-prontos. Além disso, com um menor tempo com os filhos a necessidade de satisfazê-los e comprar tudo o que querem é maior, deixando de lado o que é saudável para satisfazer os caprichos deles.
Hoje em dia, como pode-se claramente observar no “muito além do peso” as crianças não sabem diferenciar os legumes e frutas e não conhecem muitos sabores. Enquanto que antigamente as crianças ajudavam suas mães, tias e avós a preparar os alimentos, faziam tarefas simples que já as introduzia na cozinha.
Por experiência própria é visualmente fácil entender, minha família é descente de italianos e eu ajudava minha avó a preparar o gnocchi no domingo quando a mesa era cheia, todos os familiares sentavam à mesa para o almoço. Atualmente minha irmã de 3 anos, não participa da preparação das refeições, mas sabe quais são os brindes do kinder ovo e vai ao burguer king todos os domingos. Não é precisamos ir muito longe para nos depararmos com a realidade retratada no filme.
...