A Contaminação Por Microrganismos
Por: Victor Rogerio • 6/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.404 Palavras (6 Páginas) • 561 Visualizações
[pic 1][pic 2]
4ºB Técnico em Química
Microbiologia
Prática Nº 3
Contaminação por Microrganismos
Alunos: Daniel Batista de Almeida
Elyszandra de Almeida Brito
Gabriella da Silva Alves
Jheiniffer Álex Maciel Mendes
Professora: Fabyana A. Soares.
Data: 06/2015
INTRODUÇÃO
O fermento natural é a mais antiga e original forma para levedar massa de pão, descoberta aproximadamente 1500 A.C. Acredita-se que no antigo Egito um pouco de massa de pão ficou a céu aberto e, naturalmente, foi inoculada pelas bactérias lácticas presentes no ambiente. Isso deu inicio a uma fermentação alcoólica, transformada, após alguns dias em fermentação ácida, dando volume a massa (HOFF, 2011; OLIVEIRA et al, 2005; OS INGREDIENTES..., 2009).
A história da utilização de fermento biológico é antiga. Vem sendo utilizado desde os primórdios da humanidade, porém foi “somente por volta de 1857 que Louis Pasteur em seus trabalhos sobre os processos fermentativos observou estes seres microscópicos” (HOFF, 2011; OLIVEIRA et al, 2005; OS INGREDIENTES..., 2009).
Os fermentos biológicos são compostos por leveduras que fermentam cereais. As leveduras são um tipo de fungo unicelular, eucariotos pertencentes ao reino Fungi. Uma característica importante é sua ação fermentativa ou oxidativa. Metabolizam os nutrientes contidos nas matérias-primas utilizadas, como farinha de trigo, suco de uva, cevada, para obtenção de energia (EVANGELISTA, 1998; OLIVEIRA et al, 2005).
As leveduras agem de duas maneiras: quando na presença de oxigênio elas metabolizam os açúcares produzindo Água e CO2, o que da à massa a consistência leve, esse geralmente é o mecanismo de ação das leveduras presentes em fermentos naturais. A levedura utilizada no fermento biológico comercial não utiliza do O2 para extrair a energia necessária. Ela consume açúcares e amido produzindo CO2, álcool e ácidos aromatizantes. Esse processo realizado por leveduras anaeróbicas é conhecido como fermentação.
As leveduras são um tipo de microrganismos e assim como outros são facilmente “espalhadas” no meio. A contaminação por microrganismos pode ocorrer por diversas formas, entre elas a forma de contato direto. Forma a qual a contaminação ocorre por contato físico direto com o hospedeiro do mesmo, não havendo envolvimento de um objeto intermediário. As formas mais comuns são através do toque, beijo, relação sexual, etc.
OBJETIVO
Demonstrar como ocorre a contaminação por microrganismos.
MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS | REAGENTES |
Placa de petri com ágar | Fermento biológico |
Béquer | Água |
Bastonetes | - |
PROCEDIMENTOS
- Para realizar a prática os envolvidos devem lavar as mãos e passar álcool, para execução correta da prática;
- Diluir o fermento em água;
- Espalhar o fermento diluído em uma das mãos do executante da prática;
- O primeiro participante – que espalhou o fermento na mão – cumprimenta um segundo participante com a mão em que foi espalhado o fermento, o segundo cumprimenta o seguinte e assim sucessivamente, com quantas pessoas desejar;
- Enumere as placas de petri com ágar de acordo com o número de pessoas que participaram da prática;
- Passe o bastonete na mão com fermento de cada participante e faça estrias na placa de petri, um bastonete para cada participante, na ordem do primeiro para o último a ser cumprimentado na etapa 4;
- Isole as culturas, observe após três dias ou mais.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na prática a transmissão dos microrganismos do fermento foi feita para nove pessoas, sendo feita a cultura de microrganismo para observação em nove placas de petri. Após a execução da prática as placas de petri foram isoladas para não haver a contaminação pelo meio e deixadas incubadas por três dias para que ocorresse o crescimento das culturas de microrganismos.
Após alguns dias de incubação foi realizada a observação das culturas. Foi possível observar que mesmo a última pessoa (nona pessoa) foi “contaminada” com os microrganismos, caso fossem microrganismos patógenos as chances de a pessoa ser contaminada é demasiada alta.
Abaixo, pode-se observar as imagens das placas de petri após o crescimento das culturas de microrganismos, as imagens estão em ordem de “contaminação” – da primeira pessoa a receber os microrganismos na mão à última:
[pic 3] [pic 4]
Figura 1 - Primeira pessoa Figura 2 - Segunda pessoa
[pic 5] [pic 6]
Figura 3 - terceira pessoa Figura 4 - quarta pessoa
...