Relatorio de sensorial
Por: thaissilvapsita • 8/3/2017 • Relatório de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
De: Amanda Thais, Sâmila Rodrigues Data: 14/02/2017
Para: Laboratório de Análise sensorial Projeto: 004/2017
Estudo: Teste Descriminativo / Diferença - Ordenação
Introdução:
Objetivo: Verificar se existe diferença significativa na consistência de 3 amostras de requeijão.
Metodologia: As três amostras de requeijão foram submetidas a um Teste Descriminativo / Diferença - Ordenação, em laboratório, utilizando-se 16 consumidores, de faixa etária variando entre 18 e 40 anos, sendo 6 homens e 10 mulheres. Para os testes sensoriais, aproximadamente 10 mL de cada amostra, foram servidas à temperatura ambiente, em copos de vidro. Os recipientes foram codificados com números de três dígitos. As amostras foram avaliadas sob iluminação artificial tipo luz natural, utilizando-se biscoitos e água para limpar o paladar entre uma amostra e outra. As posições das amostras foram casualizadas entre os julgadores. A análise estatística foi realizada utilizando-se a tabela de significância no teste pareado (unilateral p=½) onde se compara a diferença dos provadores obtida no teste com os valores mínimos referência tabelados para indicar diferenças, ao nível de probabilidade estabelecido.
Resultados: Os resultados para o teste de diferença de requeijão, indicam que dos 16 consumidores que realizaram o teste 11 consumidores identifacaram a amostra mais doce. De acordo com a Tabela para interpretação do Teste ordenação unilateral, o numero mínimo de respostas favoráveis a uma amostra para que ela seja considerada diferente, com 16 julgamentos, são14 respostas, para o nível de 5% de significância.
Conclusão: As três amostras de requeijão não apresentou diferença de consistência. Ao nível de significância de 5%, indicando que a indústria de laticínio
...