A MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
Por: santana34 • 25/2/2018 • Trabalho acadêmico • 775 Palavras (4 Páginas) • 1.977 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
RENATO SANTANA DE ANDRADE
RA: 8033774
MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
RIO DE JANEIRO – RJ
2017
Descrição da atividade
Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta da Unidade 3,
responda às questões a seguir e poste no Portfólio. Não se esqueça de formatar seu trabalho
com capa, alinhamento justificado e referências bibliográficas:
Perguntas
1) Defina e explique o sistema de séries múltiplas.
2) No que consiste a técnica de treinamento ondulatório.
3) Explique a técnica da repetição forçada ou da repetição assistida.
4) Como realizamos a técnica de isometria funcional?
5) Basicamente, existem dois métodos de periodização de treinamento. Cite quais são
e explique.
Respostas
1)R: utiliza-se mais de uma série do exercício por grupo muscular. O número de séries, exercícios e carga depende do objetivo. Vamos supor que iremos fazer um treino de resistência muscular, no exercício de agachamento, utilizarei 3 séries de 15 repetições, com 45 segundos de recuperação com a carga leve.
2)R: essa técnica se baseia na forma de uma onda, na qual o ventre superior reflete com cargas altas e repetições baixas e o ventre inferior, cargas moderadas e altas repetições.
Por exemplo, se dividirmos um exercício em quatro séries, na primeira e terceira séries, seria realizado um numero de repetições altas com pouca carga, e na segunda e quarta séries, seria realizado repetições baixas e cargas altas.
3)R: nessa técnica, após o praticante ter completado uma série de exaustão, o companheiro de treino o auxilia na execução de 2 à 4 repetições a mais. O auxilio é feito somente na fase concêntrica, enquanto ainda é possível a execução da fase excêntrica.
Por exemplo será executado exercício de bíceps direto HBM, o executante fará o máximo de repetições até a falha muscular, a partir dai o companheiro levanta o peso junto com o executante, e o executante desce sozinho.
4)R: nesse sistema, ao final de cada série, na fase concêntrica da última repetição, o praticante realiza uma contração isométrica por cerca de 5 à 7 segundos. Supondo que vamos executar o exercício de cadeira extensora, 3 séries de 10 repetições, mais 5 segundos de isometria, o executante realizará 10 repetições, no final da décima repetição o executante sustenta a carga durante 5 segundos.
5)R: os dois métodos de periodização de treinamento são a clássica e a ondulatória.
A clássica é realizada de seguinte maneira: aumenta-se a intensidade e diminui-se o volume ao longo de um período de treinamento. Para FLECK e KRAEMER (2006), na periodização clássica do treinamento de força, um número total relevante maior de repetições é executado em baixas intensidades quando o programa é iniciado, e a medida que o programa evolui, o numero total de repetições diminui e a intensidade aumenta. Embora exista uma tendência a diminuir o volume e aumentar a intensidade, na periodização clássica a variação de séries e repetições de alguns exercícios específicos pode variar diariamente ou semanalmente, permitindo também a alteração no volume e intensidade.
Na periodização ondulatória, o volume e a intensidade são variados em torno de 3 à 4 treinos diferentes, que são variados em uma sessão de treino semanalmente ou quinzenalmente. Esses diferentes treinos não são executados de maneira sequencial, embora se padronize a relação entre volume e intensidade (FLECK; KRAEMER, 2006).
Segundo BOSSI (2011), normalmente, em treinamentos de força, as variações acontecem entre 3 e 5 séries e entre 1 e 30 repetições, dependendo, claro, do que se está treinando (força, hipertrofia ou resistência). Um dos detalhes referentes a esse tipo de periodização é a necessidade de equilibrar o mesmo número de sessões entre os grupos musculares para que não aconteça um desiquilíbrio entre os estímulos.
...