BENEFICIOS DO ATLETISMO NA INFÂNCIA
Por: Mariamendesdeoli • 7/10/2018 • Monografia • 2.542 Palavras (11 Páginas) • 374 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BENEFICIOS DO ATLETISMO NA INFÂNCIA
Maria José Mendes de Oliveira Rocha
JABOTICABAL-SP
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BENEFICIOS DO ATLETISMO NA INFÂNCIA
Maria José Mendes de Oliveira Rocha
[pic 1]
JABOTICABAL-SP
2017
Maria José Mendes de Oliveira Rocha
BENEFICIOS DO ATLETISMO NA INFÂNCIA
Monografia apresentada ao Centro Universitário Moura Lacerda como requisito parcial para o obtenção da graduação em Licenciatura em Educação física sob a orientação do Prof. Ms. Dionisio Tabajar Gulli.
Jaboticabal-SP, Dezembro de 2017
Comissão Organizadora
__________________________________
Prof. Ms. Dionisio Tabajar Gulli
Orientador
_________________________________
Examinador
_________________________________
Examinador
Nessa Pagina em baixo lado direito colocar a dedicatória
AGRADECIMENTO
Nesta pagina abaixo e na direito colocar um versinho ou um texto de autor
ROCHA, Maria José Mendes de Oliveira. BENEFÍCIOS DO ATLETISMO NA INFÂNCIA. ___folhas. Centro Universitário Moura Lacerda. Monografia de licenciatura em Educação Física. CUML. 2017.
RESUMO
Palavras Chaves: Atletismo, Desenvolvimento Motor, Alunos, Escola
SUMÁRIO
ÍNDICE DE GRÁFICO
INTRODUÇÃO
O atletismo é ainda muito pouco difundido nas escolas brasileiras. Apesar de ser considerado um dos conteúdos clássicos da Educação Física.
O pouco que se conhece, esta relacionado a atletas que descobriram a modalidade em projetos de corridas, saltos, arremessos, e lançamentos um meio de sobrevivência e inserção social. Para, além disso, o que se conhece do atletismo mistura-se muito a historia dos Jogos Olímpicos
A efetivação do atletismo nas escolas ás vezes não acontece por falta de espaço físico, profissionais qualificados, e até falta de material adequado.
O atletismo quando relacionado á iniciação pode se transformar em um excelente recurso ao desenvolvimento psicomotor de uma criança.
Ressaltando a importância do atletismo no âmbito escolar, pois além de ser saudável poderá proporcionar o bem estra físico e a interação, trabalhando aspectos motores, psicológicos, contribuindo para o desenvolvimento motor.
Observando assim que o atletismo pode favorecer a formação humano fazendo com os alunos conheçam suas limitações, suas diferentes habilidades e criando gosto pela pratica do esporte.
Considerando este estudo que envolve a habilidade e motora questiona- se: porque o atletismo é tão pouco difundido dentro das escolas? Quais benefícios o atletismo pode proporcionar aos alunos? Quais as condições de aplicabilidade do atletismo na escola
A presente pesquisa tem como objetivo entrevistar alunos de uma escola estadual através de um questionário composto de ____ questões fechadas a fim de se saber se os alunos tem interesse pela pratica do atletismo buscando conhecer, as habilidades motoras da criança e criando gosto por seus movimentos e modalidades Despertar a dedicação ao ensino do atletismo nas escolas.
1.O ATLETISMO
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas.
Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.
A iniciação ao atletismo - visto como um conjunto de habilidades específicas - constitui a primeira fase do processo ensino-aprendizagem desta modalidade, utilizando-se das formas básicas de correr, saltar, lançar e arremessar.
O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pré-atletismo", onde, a primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos como correr, saltar, lançar e arremessar; e numa segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do Atletismo.
Correr, saltar, lançar e arremessar são as habilidades físicas de base, estão presentes em quase todas as modalidades esportivas. Como ações motoras naturais, significam uma função da natureza humana. Por isso, em si, os movimentos atléticos não são desinteressantes. O que pode torná-los assim é a sua interpretação e sistematização didática vinculada somente ao atletismo institucionalizado.
Assim, propõe-se o processo de ensino-aprendizagem do atletismo vinculado à aspectos lúdicos, onde o brincar permita o desenvolvimento das capacidades motoras básicas, possibilitando a aprendizagem do atletismo e a vivencia de diferentes situações permitidas pelo brincar, favorecendo desenvolvimento da criança.
...