Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
Por: crisbelarosa • 3/6/2016 • Artigo • 514 Palavras (3 Páginas) • 632 Visualizações
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
Trata-se de um recurso terapêutico cinético que utiliza o estímulo da sensibilidade proprioceptiva para aumentar a força, flexibilidade e coordenação, melhorando a qualidade do movimento. Sendo que o nome imposto pelo método já subentende sobre a sua mecânica, onde facilitação refere-se a tornar mais fácil. Neuro muscular é um envolvimento de nervos e músculos e proprioceptivo são receptores sensitivos que fornecem informações a respeito de movimento e posicionamento corpóreo.
Os objetivos do método são, portanto, aumentar ou recuperar a potência muscular, aumentar a velocidade de execução do movimento, melhorar a precisão do movimento e recuperar e/ou melhorar a função estabilizadora.
Estiramento: o uso do alongamento muscular e do reflexo de estiramento facilita a contração e diminui a fadiga.
Sincronização de movimentos: promove sincronismo e aumenta a força da contração muscular por meio da sincronização para ênfase.
Padrões de facilitação: movimentos sinérgicos em massa são componentes do movimento funcional normal.
Tração e aproximação: o alongamento ou a compressão dos membros e do tronco facilita o movimento e a estabilidade. Porém a necessidade de discenirmento quanto a escolha pois, a tração é a leve separação das superfícies articulares e parece inibir a dor e facilitar o movimento durante a execução dos padrões de movimento. Ela é mais freqüentemente aplicada durante padrões flexores (antigravitarios). Já a aproximação, ou compressão das superfícies articulares, por meio de compressão manual ou apoio de peso, estimula a co-contração dos agonistas e antagonistas, favorecendo a estabilidade dinâmica e o controle postural mediante mecanorreceptores articulares e musculares.
Aplicões dos exercícios
Em primeiro lugar formaremos duplas e ao comando do professor iniciaremos a atividade.
Primeiro exercício realizaremos a flexão de ombros com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender os ombros o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
Segundo exercício será a extenção de cotovelos ´´tríceps francês`` unilateral com o aluno sentado, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o cotovelo o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
Terceiro exercício será adução de ombros bilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno aduzir os ombros o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
Quarto exercício será a flexão do quadril unilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o quadril o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
Quinto exercício será a abdução de quadril bilateral com o aluno deitado em decúbito dorsal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno aduzir o quadril o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
Sexto exercício será a flexão de joelhos unilateral com o aluno deitado em decúbito frontal, o professor realizará o alongamento e quando o aluno extender o joelho o professor realizará uma resitência até o ponto inicial isso em 3 séries de 10 repeticões.
...