Fundamentos da Educação Física Inclusiva e Adaptada
Por: Bieca • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 475 Visualizações
1) Como são as diferentes formas de tratamento dispensado às pessoas com deficiência no decorrer da história?
Nas culturas antigas (estilo de vida nômades) as pessoas que nasciam com qualquer tipo de deficiência, consideradas incapazes de assegurar a própria sobrevivência através da caça e da pesca, eram abandonadas, condenadas à morte ou submetida ao ataque de animais.
A sociedade greco-romana valorizava a beleza e a perfeição, assim as pessoas com deficiência eram excluídas.
Da antiguidade a deficiência era tratada como “um sinal de desarmonia” ou “obra dos maus espíritos” simbolizando “impureza” ou “pecado”.
Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram vistas como seres sobrenaturais, como seres possuídos pelo demônio e eram marginalizadas pela sociedade. As instituições de caridade acolhiam estas pessoas segundo o pensamento dessa época, o povo deveria buscar a salvação da alma.
Com os primeiros avanços da medicina, na Fase da Institucionalização, a deficiência passa a ser associada à doença, considerada por muitos como contagiosa, ameaçando a sociedade, fazendo com que as pessoas deficientes ficassem isoladas. Eram tratadas em hospitais psiquiátricos ou manicômios.
Somente a partir do século 19 a sociedade científica começou a se interessar por estudos em deficiência metal.
Temos assim no século 20 a Fase de Integração (Fase da Criação de Serviços Educacionais) com iniciativas para atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Neste período, foram fundados institutos, escolas particulares e instituições oferecendo atendimento educacional especializado a essas pessoas.
Na Fase Atual estamos caminhando na busca da inclusão, ampliando os serviços relacionados à educação especial lentamente.
2) Explique o que é Educação Inclusiva e discorra sobre a trajetória histórica percorrida pela Educação Especial até a Educação Inclusiva.
Educação inclusiva é um processo que garante o acesso permanente ao espaço comum da vida em sociedade, a todos. Pressupõe a igualdade de oportunidade.
A educação inclusiva passou a estabelecer um olhar novo para as diferenças e a partir dai alterar a posição das pessoas, em que o indivíduo não se reduz a condição de deficiente e de incapacidade, e sim ao contrario, o fazer pedagógico é estabelecido a partir das capacidades e potencialidades que cada um tem para aprender e participar. A sociedade por sua vez deve estar orientada para acolher a diversidade humana e aceitar diferenças individuais.
3) Qual a relação entre as mudanças decorrentes dos movimentos de democratização do acesso à escolarização básica e a Educação Inclusiva?
Com os movimentos de democratização grupos historicamente excluídos estão tendo acesso à escola. Os alunos com necessidades educacionais especiais, por exemplo, ao longo da história atendidos pelos serviços especializados que não puderam participar na maioria das situações do contexto do ensino comum. Esta mudança impõe novos desafios as instituições e professores, um fortalecimento do trabalho de equipe, o compromisso do professor de promover outros
...