MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
Por: Vago Veículos • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 389 Visualizações
[pic 1]
MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA.
Portfólio 1 – 6ª semana de estudos
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Musculação e treinamento de força, ministrado pelo professor mestre Pablo Antonio Bertasso de Araujo.
POLYANNA DOS SANTOS SILVA
R.A 8097801
CLARETIANO LINHARES ES
2019
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso: Bacharelado em Educação Física | |
Disciplina: Musculação e treinamento de força | |
Tutor: Pablo Antonio Bertasso de Araujo | R.A.: 8097801 |
Aluno: Polyanna Dos Santos Silva | Turma: DGEFB1902LINA4S |
ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE
Objetivos
∙ Compreender a importância da anatomia muscular.
∙ Analisar a forma e o tipo de fibra muscular.
∙ Identificar os tipos de fibra muscular.
∙ Compreender o planejamento do treinamento de força.
∙ Conhecer e identificar as variáveis agudas do treinamento de força.
∙ Analisar as formas básicas do treinamento de força
Levando em conta os conhecimentos adquiridos, após a leitura atenta das Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir e poste no Portfólio. Não se esqueça de formatar seu trabalho com capa, alinhamento justificado e referências bibliográficas:
ATIVIDADE
1) Como o músculo é formado funcionalmente?
R: O músculo é composto por diversas camadas, tendo como sua menor estrutura funcional a fibra muscular, uma célula multinucleada, fina e longa. Sendo uma mistura heterogênea de vários tipos de fibras, a quantificação de diferentes características físicas e bioquímicas das diversas fibras tem levado ao desenvolvimento de vários sistemas histoquímicos de classificação (FLECK; KRAEMER, 2006).
2) De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?
R: Os músculos classificam-se em: músculo estriado esquelético; músculo estriado cardíaco; músculo liso. E de acordo com as características podem contrair e encurtar-se, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; e podem retornar à forma e ao tamanho originais.
3) As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.
R: No tipo I (fibra de contração lenta), é utilizado um sistema de energia aeróbio, que consome o oxigênio do corpo para garantir contrações musculares lentas e uma maior resistência à fadiga. Já nas fibras tipo II (fibra de contração rápida), usam glicose e fosfocreatina como fonte de energia, o que dá maior explosão e força nos movimentos, mas também as tornam mais suscetíveis ao cansaço.
4) Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.
R: Os músculos são classificados como agonista, são os agentes principais na execução de um movimento, geralmente são os músculos que se contraem ativamente. Antagonista, são músculos que executa ação oposta à dos agonista, serve para coordenar, moderar ou “frear” o movimento do agonista. É sinergista quando se contrai ao mesmo tempo, no auxílio do agonista, para ajudar no movimento, fixar a articulação e/ou neutralizar um movimento indesejado.
5) A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?
R: Plano sagital, eixo medial: no qual ocorrem os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão; plano medial, eixo sagital: no qual ocorrem os movimentos de adução e abdução; plano transverso, eixo longitudinal: no qual ocorrem os movimentos de rotação.
6) O que você entende sobre princípio da adaptação?
...