Musculação e Treinamento de Força
Por: mavoltorod • 29/9/2020 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
MAIARA RODRIGUES DE SOUZA
MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário, para a disciplina de Musculação e Treinamento de Força, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo Profº. Esp. Júlio César Amorim Santos.
CUIABÁ
2019
ATIVIDADE DO PORTFÓLIO RELACIONADA AO CICLO 2
PROPOSTAS: QUESTÕES RESOLVIDAS
- Como o Músculo é formado funcionalmente?
Resposta: De acordo com o conteúdo o músculo funcionalmente é formado pela fibra muscular, que por sua vez enerva ao moto neurônio alfa, tornando assim a unidade motora que é recrutada e/ou ativada por esforço voluntario.
- De acordo com o tipo, como podemos classificar os músculos e quais são as suas características?
Resposta: Os músculos são classificados em três tipos, segundo o material de apoio são eles:
- Músculo estriado esquelético- tem como característica estriações transversais, por isso o nome estriado. Ele tem contrações por influencias (contração voluntaria), porem responde também a reflexos.
- Músculo estriado cardíaco- é estriado, porém não necessita de influência para sua contração (contração involuntária). É o tipo de músculo ao qual constitui o coração.
- Músculo liso- não possuem estriações. São os músculos que constituem alguns órgãos ocos do corpo, tais como: intestino; estomago entre outros. São músculos involuntários.
- As classificações dos tipos de fibras dependem de suas características, funcionais, estruturais, enzimáticas, energéticas e neurais. Basicamente, as fibras musculares são divididas em tipo I e tipo II, mas possuem várias subclassificações. Descreva as principais diferenças entre esses tipos de fibras.
Resposta: De acordo com o conteúdo as principais diferenças entre as fibras tipo I e tipo II são sua coloração, onde as fibras tipo I tem uma cor mais avermelhada pela alta concentração de mioglobina e vascularização mais elevada, já a fibra tipo II tem a coloração mais esbranquiçada. Também tem como diferença principal a contração, onde, a fibra tipo I é oxidativa e de contração lenta por causa de sua maior atividade mitocondrial e com uma capacidade de obter maior ATP, já a fibra tipo II são mais glicolíticas e de contração rápida e por sua vez possui uma atividade alta de ATPase.
- Classifique os músculos de acordo com sua funcionalidade.
Resposta: Segundo o material de apoio a funcionalidade dos músculos são classificadas em:
- Agonista- com a contração responsável pelo seu movimento ele é o motor principal;
- Antagonista- que se opõe a ação agonista para controle de força e/ou velocidade;
- Sinergista- quando contrai junto com o agonista para auxilia-lo.
- A descrição cinemática dos movimentos articulares e segmentares, possuem suas referências por meio dos planos de secção com seus respectivos eixos. Quais são esses planos, seus eixos e os movimentos respectivos em cada um?
Resposta:
- Plano sagital, eixo medial e seus movimentos são: de flexão, extensão e hiperextensão;
- Plano medial, eixo sagital e seus movimentos são: de adução e abdução;
- Plano transverso, eixo longitudinal e seus movimentos é de rotação.
- O que você entende sobre princípio da adaptação?
Resposta: Na musculação, o princípio da adaptação age no funcionamento do organismo rompendo sarcômero, diminuindo reservas energéticas e acumulando metabolitos, fazendo o mesmo sentir a necessidade de uma nova organização das células para poder atender sua demanda.
- O que determina a recuperação em um treinamento de força?
Resposta: O que determina a recuperação é o tipo de treino e está introduzida entre as series do programa de treinamento. Desta forma o período de recuperação é considerado importante pois, através de uma recuperação.
...