O JOGO QUEIMADA OU CEMITÉRIO
Por: Denize_dani • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 731 Visualizações
[pic 1]
[pic 2] [pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SÃO MIGUEL DO GUAMÁ – PA
MAIO/2015
JOGO QUEIMADA OU CEMITERIO
Queimada é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos. Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil, porém é muito praticado em escolas e como brincadeira infantil, sendo considerado como um esporte infanto-juvenil mais praticado por crianças e jovens até mesmo nas ruas.
PARTICIPANTES:
Dez ou mais participantes.
MATERIAL
- Bola similar coma de voleibol;
- Giz ou Corda.
LOCAL
O campo ou quadra deve possuir o formato retangular, sendo dividido ao meio. É comum aproveitar a marcação de quadras de futebol para a prática da queimada.
OBJETIVO
O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
DESENVOLVIMENTO DO JOGO
Geralmente, faz-se um sorteio para que seja decidido quem começa o jogo no “cara ou coroa” ou no “par” ou “impar”. Ao ser dado o sinal de início, um jogador do time a quem coube a bola, tenta entregar a bola ao seu time que tem como objetivo de atira-la ao campo contrário com o propósito de atingir ("queimar") algum adversário com a bola.
Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.
Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também como atacante. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do time adversário.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário. A bola pode, também ser recolhida por um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.
O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado.
Neste jogo, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores têm enorme importância. Além de ser um jogo pratico exige força, habilidade e rapidez este jogo é bastante praticado nas escolas para incentivar crianças e adolescentes a se interessar pelo esporte.
MOVIMENTOS
A partir do contexto do jogo analisa-se o desenvolvimento no processo de construção das relações sociais, culturais e educacionais. A reprodução dos movimentos de lançar a bola para acertar os adversários envolve os músculos dos braços e do ombro, enquanto que e a corrida ao se movimentar para não ser alvejado requer os movimentos das pernas de forma rápida.
...