TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 8

PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO

Cláudia Barcelos Mariano

Verlâne Fabíola Lorenzi

Criciúma, junho 2016.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. MODALIDADE        4

3. DESCRIÇÃO DO ATLETA        5

4.VALENCIAS FÍSICAS        6

4.1 TESTES        7

4.2 RECURSOS        8

5. TREINAMENTO DA MODALIDADE        8

6. PERIODIZAÇÃO        

7. CONCLUSÃO        

8. REFERENCIAS _        

1 INTRODUÇÃO

        A corrida é uma atividade natural para o ser humano. As razões para correr são diversas: condicionamento físico, perda de peso, melhora da saúde ou a própria competição.

        O objetivo deste trabalho é mostrar a preparação de um atleta para competir em uma  prova de corrida de fundo de 10.000metros. A periodização será de 6 meses incluindo treinamento de resistência, velocidade e força  muscular. A partir dos testes aplicados ao atleta em questão, os quais tiveram um bom resultado, serão programados os treinos semanais e mensais, formando assim um macrociclo de treinamento.

2 MODALIDADE

        A corrida é uma das diversas formas que o homem utiliza para se locomover e é o meio mais rápido.  Os homens primitivos corriam para sobreviver, eles precisavam andar mais rápido para fugir dos perigos e muitas vezes para garantir sua sobrevivência, alcançando sua caça.

        Os antigos gregos realizavam corridas desde, no mínimo, 776 a.C., o ano das primeiras Olimpíadas.  O famoso corredor Phidippides, em 490 a.C., fez 200km em 4 dias para solicitar ajuda da vizinha Esparta contra a iminente invasão de Atenas.  

        Em 1940, Arthur Lydiard, jogador de rugby, acima do peso,  resolveu usar a corrida para perder peso, porém na época a corrida usada era apenas de velocidade o que provocava dores. Ao invés disso ele saiu a correr pelas estradas de Nova Zelândia, criando assim um programa de condicionamento de corridas longas e lentas. Não só perdeu peso como se tornou um treinador, desenvolvendo seu próprio programa, fazendo uma sequencia de exercícios para seus alunos, onde três deles ganharam medalhas nas Olimpiadas de Roma em 1960, nas corridas de distancia. Lydiardi se tornou figura publica e também conhecido por muitos novos corredores que deixaram o comodismo de suas cadeiras para fazer da corrida um programa divertido.

        Bill Bowerman, treinador de corrida de revezamento de 6,5 km, quebrou o recorde mundial em 1962 e  foi um dos treinadores de pista mais bem sucedido nos Estados Unidos., porém seu papel de ter trazido a corrida para a América foi mais importante.  Depois de passar 6 semanas na Nova Zelândia, correndo todos os dias, perdeu peso e voltou com o aprendizado de uma corrida leve, devagar e confortável. Em 1966, juntamente com um cardiologista publicou um panfleto  de 20 paginas – Jogging (Correndo) , no ano seguinte publicou uma versão expandida que vendeu mais de um milhão de cópias.

        Após a segunda guerra mundial, a prosperidade dos norte-americanos só aumentava, trazendo com isso, aumento de lazer, empregos sedentários e mesa farta, aumentando assim a taxa de doenças cardíacas. A  força aérea preocupada quando seus pilotos começaram a morrer de insuficiência cardíaca, mostraram interesse quando um de seus jovens médicos , dr Kenneth Cooper, sugeriu um estudo para ver se o exercício poderia influenciar os fatores de risco nas doenças coronárias. Ele entrou em um programa de exercícios com dieta que baixou seu peso e reduziu sua gordura corporal, convencendo as patentes da Força Aérea  sobre o valor de seu programa de testes.  No final dos anos 60 ele criou um método que avaliava o desempenho de atletas e pessoas comuns em apenas 12 minutos.

        O principal fundamento da corrida é o ato de correr. Correr é um movimento natural do ser humano que precisa ser exercitado para ser aprimorado.

        Os exercícios de técnica de corrida são essenciais para manter uma passada regular e correta, permitem uma aprendizagem técnica  e até uma adaptação do sistema nervoso ao movimento de correr. Eles servem de complemento ao próprio aquecimento e deve ter uma progressão em numero de séries e grau de dificuldade. Os exercícios são: andar nos calcanhares; andar nas pontas dos pés; correr levantando os joelhos; correr com elevação dos calcanhares; corrida lateral; sequencia de saltos baixos para frente, trocando o pé de apoio; correr chutando as pernas para frente.

        Estes exercícios devem ser executados ao menos duas vezes por semana, que ajudará corredores de qualquer estágio, mas principalmente os iniciantes.

        A corrida, especificamente a de fundo (distâncias entre 3000m à maratona, 42,195m), é hoje um fenômeno sócio-esportivo que apresenta capacidade de movimentar grandes massas de participantes. Dentro deste cenário encontramos os atletas profissionais, bem como os leigos, que são aqueles que praticam pela sua própria saúde e bem estar.

Hoje a corrida é uma modalidade com grande número de praticantes, devido à facilidade de sua prática, benefícios para saúde e baixo custo.

3 DESCRIÇÃO DO ATLETA

        O atleta a ser treinado é morador de Urussanga, tem 50 anos de idade, 1,70m de altura e pesa 78kg e é praticante de corrida a aproximadamente um ano, porém nos últimos dois meses não praticou.

4 VALÊNCIAS FÍSICAS

Resistência 

Resistência é definida como a capacidade psicofísica do desportista em resistir e superar a fadiga. Desta forma um atleta com boa resistência é aquele que não se cansa facilmente ou que é capaz de prolongar o exercício em estado de fadiga (Platonov, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com