Plano de aula Ensino Fundamental
Por: rogerioaquino77 • 28/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
JOSE ANTUNES
produção textual
Trabalho apresentado ao Sistema de Ensino Conectado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de graduação do 3°e4° semestre de em Educação Física na disciplina de Metologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; Estágio Curricular.
Orientador: Profª Dndo Anisio Calciolari Jr; Msª. Shuellen Lee; Dr. Raimundo Pires; Msª Patricia Proscencio; Msª Eloise W. Almeida; Msª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Ms Alexandre Schubert Caldeira.
COXIM-MS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 05
3 CONCLUSÃO 08
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
1 INTRODUÇÃO
Cada ser humano possui seu ritmo próprio, manifestado de acordo com sua percepção pessoal (OLIVEIRA, 1994).
Não sabemos afirmar quando surgiu o ritmo, mas devido a musica surgiu com as batidas nas pedras, nas madeiras e no chão produziam som e, com isso, ritmo e música (FREITAS, 2004).
As atividades rítmicas em crianças estimulam no processo da coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e o freio inibitório; concentram a atenção; economizam esforços; dão segurança rítmica e educação sensorial; levam à obtenção do relaxamento muscular, da postura e da percepção auditiva e visual; despertam a criatividade e a expressão do corpo. Fundamental à sobrevivência da criança, estimula seus movimentos básicos até seu funcionamento orgânico (LOPES, 2000).
Nas aulas de Educação Física são abordados conteúdos de atividades rítmicas e expressivas na educação infantil, no qual estão organizados em esportes, jogos, lutas, ginásticas e dança ou melhor movimento com o corpo (MELLO, 2000).
Nas escolas a dança na escola não deve se cobrar a execução de movimentos corretos e perfeitos para que não seja uma forma de competição e sim deve ser visto pelos alunos uma forma de expressão e comunicação, para torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de expressar-se em variadas linguagens, desenvolvendo a auto-expressão e aprendendo a pensar em termos de movimento (FONSECA, 2008).
A introdução de ginástica geral na escola é importante pois, o aluno pode vivenciar, conhecer, compreender, perceber, confrontar, interpretar, problematizar, compartilhar, buscar e criar novas possibilidades de expressão rítmica (LOPES, 2000).
Perante a esta pequena introdução, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades da intervenção pedagógica do conteúdo Ritmo nas aulas de educação física na educação infantil.
2 DESENVOLVIMENTO
O ritmo faz parte do cotidiano, da vida e da natureza, temos como exemplo os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono sem notarmos é em forma de música. Conceitua-se o ritmo como resultado da organização sistemática da duração do som em suas múltiplas possibilidades (GODD, 2004).
Para as crianças na faixa etária de 3 a 6 anos é importante, pois, auxilia para realizar as atividades escolares e as atividades do dia-a-dia, devido que,se é na fase da infância a criança aprende e assimila os exercícios de forma muito rápida, mesmo porque cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem e isso deve ser prazeroso e divertido utilizando atividades lúdicas e brincadeiras (MELLO, 2000).
Para os professores de Educação Física, o ritmo reflete na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento (LOPES, 2000).
Podem ser individual de ritmo próprio, grupal caracterizado com a dança, nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe. Mecânico, disciplinado com condicionamento de um ritmo predeterminado, natural de ritmo biológico, espontâneo que é realizado livremente, refletido de reflexão sobre a temática realizada. Estas classificações de ritmo podem ser trabalhadas na escola com diferentes atividades (MAZO, 2004).
Os objetivos do ritmo estão em desenvolver a capacidade física dos alunos assim como a saúde e a qualidade de vida propiciando na descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento, no ritmo natural e possibilita no desenvolvimento da criatividade para descoberta do estilo pessoal, despertar sentido de cooperação, solidariedade, comunicação, liderança e entrosamento através de trabalho em grupo (MELLO, 2000).
A dança no que se refere no relacionamento do aluno consigo mesmo e com os outros ativa os processos criativos de sequência de movimento a serem realizadas individualmente, em duplas, grupos e coletivamente (FONSECA, 2008).
A dança é uma forma de expressão, caracterizada pelo ritmo, este presente na atividade física, e trabalha a coordenação psicomotora, a noção espacial, a movimentação específica dos pés, envolvendo todo o corpo e resultando em algo extremamente contagiante. Trabalha também, as emoções, os estados fisiológicos, desenvolvendo habilidades de movimentos, exercendo possibilidades de autoconhecimento, beneficia a prevenção e combate de situações estressantes estimulando a oxigenação do cérebro alem de, melhora no funcionamento das glândulas, reforço dos músculos e proteção das articulações, conhecimento do seu corpo, melhora da capacidade motora, melhora do desempenho cognitivo, melhora da memória, concentração e atenção, proporciona cooperação e colaboração, contato social, criatividade, melhora da autoestima e autoimagem e estimula o resgate cultural (LOPES, 2000).
...