Prevenção da Hanseniase
Por: Risbistequem • 17/10/2015 • Projeto de pesquisa • 335 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Estudo sobre a aula de limpeza de materiais de acordo com a RDC 15 e artigo sobre Esterilização e Desinfecção
Diante da aula no laboratório e da leitura do artigo sobre a Esterilização e Desinfecção, foi possível aprender as principais técnicas de limpeza de materiais na CME e a maneira correta de realiza-las, visando sempre a segurança do trabalhador que executa a limpeza com auxílio de Equipamentos de proteção individual tais como: óculos de proteção, máscara, avental e luvas que são exigidos pela RDC 15.
No artigo, observou-se e a importância da esterilização e desinfecção, a diferença entre suas definições, a realização das mesmas em materiais cirúrgicos visando diminuir o máximo de risco de contaminação em sítio cirúrgico o que caracteriza grande parte das infecções hospitalares. Para tanto, o profissional que atua na CME, deve conhecer bem as técnicas e os procedimentos a serem realizados para que a esterilização e a desinfecção dos materiais tenham 100% de eficácia. Foram descritos no artigo os tipos de desinfecção que podem ser através de álcool, compostos bioclorados, formaldeídos, peróxidos de hidrogênios, compostos iodados, glutaraldeidos, fenóis, compostos quaternários de amônia, radiação UV e pasteurização. Já a esterilização, foram citados a esterilização por vapor, por óxido de etileno, por calor seco e radiação ionizante, filtração e ondas curtas.
Também foram citados no artigo os tipos de artigos hospitalares tais como críticos, semicríticos e não críticos que devem ser esterilizados e desinfectados de acordo com cada categoria.
Conclui-se que, a esterilização e a desinfecção dos artigos hospitalares são de extrema importância para a saúde dos pacientes que são submetidos a procedimentos cirúrgicos ou encontram-se internados, pois é através delas que evitam-se contaminações que possam acarretar agravos prejudiciais até mesmo letais e comprometedores aos mesmos. Vale ressaltar que para que isso aconteça, o profissional deve ter a consciência de realiza-la de maneira segura e precisa fazendo com que seu processo seja o mais eficaz possível.
...