Síndrome de Diógenes
Por: clscaroline • 8/12/2015 • Seminário • 497 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Capa
Síndrome de Diógenes
Historia
Foi descrito pela primeira vez em 1975, e como referência dessa síndrome era o filósofo Diógenes de Sínope. Ele ficou muito conhecido por difundir a corrente filosófica do Cinismo.
Resumidamente o Cinismo prega:
“O desapego aos bens materiais, por acreditar que a felicidade não depende de nada externa a própria pessoa.”
Estilo de vida que Diógenes levava
O filósofo vivia como um cão – morava em um barril. Seus únicos bens eram uma túnica, um cajado e uma tigela. Isso simbolizava o desapego e a autossuficiência perante ao mundo.
Sobre a expressão “viver como um cão”
Diógenes acreditava que o ser humano era capaz de aprender com um cão “Afinal, o cão é capaz de realizar suas funções corporais naturais em público sem constrangimento, um cão come qualquer coisa, dorme em qualquer lugar, cães aprendem instintivamente quem é amigo e quem é inimigo. Diferente dos humanos que enganam e são enganados uns pelos outros.”
A frase “Procuro um Homem”
Segundo alguns relatos históricos, ele andava durante o dia em meio as pessoas com uma lanterna dizendo que: “Buscava um homem que vivesse segundo sua essência. Procurava um homem que vivesse sua vida superando as exterioridades exigidas pela sociedade como comportamento, dinheiro, luxo e conforto”
O que é a Síndrome de Diógenes?
Resumidamente, é uma alteração comportamental que geralmente ocorre em pessoas idosas, caracterizada pelo isolamento social, pela autonegligência (descuido com o autocuidado e com a higiene pessoal e do lar), pelo comportamento paranoico e o colecionismo. A síndrome acomete pessoas de todas as classes sociais.
Fatores Contribuintes para o desenvolvimento
Fatores estressantes próprios da idade avançada: Reforma antecipada, morte de um familiar próximo, dificuldades econômica, conflitos familiares.
Isolamento social: A maioria dessas pessoas vivem só, possuem contato mínimo com o mundo exterior.
Abandono da Higiene: É bem visível nas pessoas que possuem essa síndrome, dificilmente trocam de roupa, não tomam banho.
Deterioração física: Sua alimentação costuma ser muito afetada, chegando a anemia.
Colecionismo: O acumulo excessivo de coisas inúteis. Mas que para a pessoa são como “tesouros”, coisas que não se podem jogar fora porque são uteis.
Negação: Pessoas diagnosticadas com a síndrome não são conscientes de seu problema e rejeitam ajuda externa.
[pic 1]
As principais doenças encontradas nos portadores da Síndrome são:
- Demência
- Abuso de etílicos
(etílicos são substâncias que derivam do álcool)
- Transtorno afetivo e parafrenia.
(A palavra parafrenia refere-se a um conjunto de problemas mentais que inclui a demência precoce e paranoia)
Há também algumas hipóteses
- Como a ocorrência da síndrome em associação ao transtorno obsessivo- compulsivo (TOC), esquizofrenia, demência.
- Pode ser que a síndrome seja um “estágio final” de um transtorno de personalidade
- Seria uma manifestação de demência no lobo temporal
(Lobo temporal é a parte do cérebro responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação, de necessidades individuais e emoção)
Tratamento
Na Síndrome de Diógenes é preciso garantir que primeiramente o paciente receba os cuidados médicos básicos, alimentação, higiene. É necessário tratar as doenças físicas que poderão estar presentes e que estão geralmente associadas, a falta de higiene e nutrição deficiente, com possíveis eczemas e infecções na pele por parasitas, ou anemia.
...