TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tetano : Revisao de literatura

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  1.215 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]            FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO     [pic 2]

CURSO DE ENFERMAGEM

TETÁNO: REVISÃO DE LITERATURA

Derlane Sousa (1), Débora Sousa (1), Eilane Pereira (1), Luzia Martins (1), Ruth Farias.

                                                RESUMO

O presente artigo tem como objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre o tétano, nos mostrando a incidência e prevalência do tétano neonatal nos tempos atuais. O tétano é uma doença infecciosa, porém não contagiosa que é causada pelo clostridium tetani, bacilo Gram positivo de forma esporulada. Este bacilo é encontrado na natureza sob forma de esporos em ambientes como: areia, objetos enferrujados como pregos, latas velhas, na areia contaminada por dejetos de animais e humanas. O tétano em alguns anos foi um grave problema de saúde pública mundial, mas com maior índice em países subdesenvolvido ou em desenvolvimento. As taxas de letalidade do tétano é alta independente do grau sócio econômico do país ou da população, pois é uma doença que acomete. Por ser uma doença que teve uma alta incidência e prevalência no passado nos dias atuais já podemos dizer que o tétano se tornou uma doença rara, fato esse se dar pelo pelas campanhas de vacinação antitetânica e pelo grau de instrução da população.

 Palavras-chave: Tétano Acidental. Tétano Neonatal.

INTRODUÇÃO

O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. O primeiro registro de tétano e descrito por Hipócrates que já no século V a.C descrevia a doença clinicamente, a doença manifesta-se por febre baixa ou ausente, hipertonia muscular mantida, hiperreflexia e espasmos ou contraturas paroxísticas espontâneas ou ocasionados por vários estímulos, tais como sons, luminosidade, injeções, toque ou manuseio (Brasil 2005).

Em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido. A manifestação clinica para o tétano acidental e neonatais são os mesmo, só que nos recém-inatos eles terão choros constantes e dificuldades de deglutição. Existem várias formas de transmissão para o tétano acidental que ambos são por uma solução de continuidade. (MEDICINA Net. BRASÍLIA / DF 2010).

 No que diz respeito ao tétano acidental, ele acomete as pessoas que lidam no solo ou com materiais contaminados com os esporos do bacilo tetânico. Na vigência da infecção, ele acomete tanto através de ferimentos superficiais ou profundo de qualquer natureza. O que importa nesse caso é a solução de continuidade, associada às condições favoráveis para desenvolver a doença (Guimarães 2005). Já no tétano neonatal é através do coto umbilical, seja pela secção do coto umbilical ou por objetos contaminados que familiares e algumas parteiras colocavam sobre o umbigo do recém-nascido diferenciando assim do tétano acidental.

 De acordo com Guimarães (2005) o tétano neonatal (TNN) se da por meio da contaminação do coto umbilical do recém-nascido quando se usam instrumentos inadequadamente esterilizados ou quando se cuida com a utilização de substancias contaminadas tais como; teia de aranha, pó de café, esterco, dentre outros. O período de incubação (PI) em media e de sete dias, o que deu nome a doença de o´mal de 7 dias, entretanto esse período pode variar de 2 a 28 dias.

        O tétano nos tempos atuais é considerado uma doença rara, pois as medidas de controle através de campanhas e imunização da população com a vacinação antitetânica, desenvolvimento econômico dos estados e municípios e o grau de instrução da população fez com que a incidência da doença diminuísse bastante entre a população mundial.

As notificações em relação ao tétano neonatal e acidental diminuíram bastante, existem casos isolados da doença em alguns estados do Brasil predominando mais em regiões onde as pessoas vivem da agricultura devido a acidentes com ferramentas de trabalho e o acesso a uma unidade de saúde dificultando assim o diagnóstico. (MEDICINA Net. BRASÍLIA / DF 2010).



OBJETIVO

Analisar e fazer uma abordagem sobre as características clínicas e epidemiológicas do tétano por meio de revisão bibliográfica.

METODOLOGIA

                  Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de referencias teóricos. Segundo Severino (2002), a pesquisa bibliografia consiste em um levantamento da documentação existente sobre o assunto proposto.

                A pesquisa bibliográfica abrangeu leitura de artigos, analise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, documentos dentre outros. Todo material recolhido foi submetido a uma triagem a partir do qual foi possível estabelecer um plano de leitura.

               Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhada de anotações e fechamentos que eventualmente, poderão servir a fundamentação teórica do estudo (Severino, 2002).


Aspectos clínicos do tetáno

                 O Tétano é uma doença causada pelo agente etiológico Clostridium Tetani sobre as células nervosas do sistema nervoso central. O bacilo é Gram positivo esporulado, morfologicamente semelhante a um alfinete de cabeça. É um bacilo anaeróbico e vive sobre condições adversas, em forma de esporos; s por ter essa forma o bacilo cria resistência e pode viver por vários anos no ambiente.(Veronesi;2007).

A descrição mais antiga do tétano foi feita no ano de 1500 A.C, na época da 18ª dinastia Egípcia. Em 640 a. C., Hipócrates já descrevia o tétano sobre suas duas formas, generalizada e localizada (Veronesi; 2007). O tétano é uma doença presente desde a antiguidade e que acometem pessoas até os dias atuais.

        O reservatório do Clostridium tetani é comumente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, nos seguintes meios: pele, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do homem, sem causar doença), fezes, terra, reino vegetal, águas putrefatas, instrumentos perfuro cortantes enferrujados, poeira das ruas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com