UMA ANÁLISE A LONGEVIDADE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Por: Upap Upapce • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 14.525 Palavras (59 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE KURIOS – FAK
INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO – ISE
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA E DA FAMÍLIA
UMA ANÁLISE A LONGEVIDADE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
GLEIDE MARIA NUNES DE SOUSA
MARANGUAPE – CE
2016
GLEIDE MARIA NUNES DE SOUSA
UMA ANÁLISE A LONGEVIDADE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde Pública e da Família, da Faculdade Kurios – FAK, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde Pública e da Família.
Orientadora:
Ma. Michella Rita Santos Fonseca.
MARANGUAPE – CE
2016[pic 2]
TERMO DE APROVAÇÃO
GLEIDE MARIA NUNES DE SOUSA
UMA ANÁLISE A LONGEVIDADE E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão em Saúde Pública e da Família, da Faculdade Kurios – FAK, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde Pública e da Família.
Monografia aprovada em ___/___/_____ Nota: _____
_______________________________________________
Gleide Maria Nunes de Sousa
Banca Examinadora:
________________________________________________
Ma. Michella Rita Santos Fonseca
Orientadora
________________________________________________
Esp. Clarinda Alves Pereira
Coordenadora Acadêmica
MARANGUAPE – CE
2016
Trate de aprender tudo o que puder. Saber demais não ocupa lugar. Ignorância sim. A sabedoria anda solta por aí, para a gente aprender o que quiser.
Darcy Ribeiro
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter me permitido chegar até aqui.
A todos os professores pela atenção e dedicação ao repassar os conteúdos.
A minha orientadora professora Ma. Michella Fonseca, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube; pelas suas correções e incentivo na elaboração desse trabalho.
A minha família: mãe, filhos, neta, que compreenderam a minha ausência nos momentos que me dediquei a esse estudo.
Meus agradecimentos às colegas de trabalho, que me substituíram nos dias de aula.
Aos colegas de turma que sempre foram parceiros e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação.
Só tenho a dizer: muito obrigada!
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus filhos Leonardo e Bruno, por me incentivarem sempre a enfrentar novos desafios.
RESUMO
O objetivo desse trabalho é mostrar uma breve análise sobre longevidade e envelhecimento saudável, já que estudos mostram que a população idosa está em pleno crescimento. A diminuição da natalidade com métodos anticonceptivos, as campanhas de vacinação lançadas pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária, saneamento básico, os avanços tecnológicos as novas descobertas da medicina preventiva e curativa e os hábitos de vida da população, colaboram para que mais pessoas vivam muitos anos com melhor qualidade de vida, fazendo com que haja um aumento significativo nessa parcela da população. Baseada em pesquisa bibliográfica e dados do IBGE, em 2050 um em cada quatro brasileiros seja idoso. A lei 8.842/94 no seu Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade. O ser humano desbrava mares, cria novas tecnologias, mas não entende o que acontece no seu interior. Na correria pela sobrevivência não tem tempo para enxergar valores importantes que fazem parte da sua saúde emocional. A influência de hábitos saudáveis para viver bem a terceira idade garante longevidade. Essa prática resulta em melhor qualidade de vida na terceira idade.
Palavras-chave: Idoso; Longevidade; Hábitos saudáveis; Terceira idade.
ABSTRAT
The aim of this study is to present a brief analysis of longevity and healthy aging, since studies show that the elderly population is growing. The declining birth rates with contraceptive methods, vaccination campaigns launched by the Ministry of Health for this age group, basic sanitation, technological advances new discoveries of preventive and curative medicine and people's living habits, collaborate so that more people live many years with better quality of life, so that there is a significant increase in this segment of the population. Based on literature and the IBGE, in 2050 one in every four Brazilians are elderly. Law 8,842 / 94 in its Art. 2 is considered old for the purposes of this law, a person over sixty years old. The human being tames seas, creates new technologies, but does not understand what happens inside. In the rush for survival do not have time to see important values that are part of your emotional health. The influence of healthy habits to live well seniors ensures longevity. This practice results in better quality of life in old age.
Keywords: Elderly; Longevity; Healthy habits; Third Age.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O envelhecimento é um processo natural, contínuo e começa já na primeira fase do desenvolvimento humano, quando ainda embrião, prolongando-se até o fim da vida. Todos que permanecerem vivos no decorrer dos anos, terão que passar por essa etapa de envelhecimento. Ninguém quer ficar velho, todas as pessoas desejam alcançar vida longa, plena e feliz, porém, para se viver muito faz-se necessário ficar velho.
O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica assentado principalmente em dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde mostrou que a nossa população está envelhecendo e que a expectativa de vida está aumentando devido a novos estilos de vida, as tecnologias e a globalização.
...