A PREPARAÇÃO DE AROMATIZANTES COM ACETATO DE ISOAMILA
Por: Luizz45 • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 662 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CCS – CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PREPARAÇÃO DE AROMATIZANTES COM ACETATO DE ISOAMILA
Relatório apresentado à matéria de Química Orgânica Experimental I para a obtenção de notas.
Profª. Drª Nilza Campos de Andrade
Farmácia – 2º período
Teresina – PI
2015
Camila de Sousa
Karina Aparecida
Lara Poliana
Mateus Floro
Sarah Feitosa
Soliane Cristina
Viviane Cardoso
PREPARAÇÃO DE AROMATIZANTES COM ACETATO DE ISOAMILA
Teresina – PI
2015
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................................................................
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................
2. PARTE EXPERIMENTAL..................................................................................
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO.......................................................................
4. CONCLUSÃO...................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................
QUESTIONÁRIO..................................................................................................
RESUMO
Neste experimento foram realizados procedimentos para preparação de aromatizantes com acetato de isoamila, que tem um forte odor de banana quando não está diluído, e um odor remanescente de pêra quando está diluído em solução. O acetato de isoamila é o maior componente do feromônio de ataque da abelha. Eles são compostos orgânicos polares que reagem com a água para produzir álcoois e ácidos orgânicos ou inorgânicos.
INTRODUÇÃO
Os ésteres simples tendem a ter um odor agradável, estando geralmente associados com propriedades organolépticas (aroma e sabor) de frutos e flores. Na maioria dos casos, os aromas e fragrâncias de flores e frutos se devem a uma mistura complexa de substâncias, onde há a predominância de um único éster. Químicos combinam compostos naturais e sintéticos para preparar aromatizantes. Estes reproduzem aromas naturais de frutas, flores e temperos. Ésteres são amplamente encontrados na natureza.
Geralmente este flavorizante contém ésteres na sua composição, que contribuem para seus aromas característicos. Aromatizantes superiores reproduzem perfeitamente os aromas naturais. Em geral, estes aromatizantes são formados de óleos naturais ou extratos de plantas, que são intensificados com alguns ingredientes para aumentar a sua eficiência.
O acetato de isoamila caso seja inalado provoca sonolência e vertigens, em contato com a pele tem efeito desengordurante com formação de pele áspera, se em contato com os olhos provoca ligeiras irritações e no caso de absorção em grandes quantidades provoca narcose.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes
Ácido acético glacial
Ácido sulfúrico concentrado
Álcool isoamílico
Solução de Bicarbonato de sódio
Pedras de porcelana
Béquer
Balão de fundo redondo
Funil de separação
Manta elétrica
Condensador de refluxo
Sulfato de sódio anidro
Procedimento
Iniciou-se com 17 mL de ácido acético glacial e colocou-se em um balão de fundo redondo, em seguida foi adicionado 15 mL de álcool isoamílico mais 1mL de ácido sulfúrico concentrado e pedras de porcelana.
Colocou-se o balão de fundo redondo na manta e após encaixamos o condensador, esperou-se aquecer por 30 minutos, com a manta desligada esperou-se o esfriamento da solução.
Transferiu-se essa solução para o funil de separação e adicionou-se 50 mL de água e depois acrescentou-se duas porções de 20 mL de bicarbonato de sódio saturado. Logo após, secou-se o éster com sulfato de sódio anidro e filtrou-se.
Tarou-se um béquer de 50 mL e pesou-se o béquer com a solução esterificada, então calculou-se o rendimento percentual desta reação.
RESULTADOS E DICUSSÃO
Nesta aula prática foi produzido um aromatizante artificial, obtido através da transesterificação por catálise ácida (ácido sulfúrico). O composto obtido foi o acetato de isoamila.
A reação ocorrida foi:
Em um balão de fundo redondo apropriado, adicionou-se 17 ml de ácido acético a 15 ml de álcool isoamílico. Obedecendo a proporção da reação do ácido acético e o álcool isoamílico, determinou-se o reagente limitante a partir dos dados fornecidos
...