Gestão da Qualidade e Qualidade Total
Por: marianatobias • 27/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE UNYLEYA
MBA EM AUDITORIA E GESTÃO DA QUALIDADE INDUSTRIAL FARMACÊUTICA
DISCIPLINA DE AUDITORIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
“GESTÃO DA QUALIDADE E QUALIDADE TOTAL”
Elaborado por
MARIANA TOBIAS FERREIRA
Orientador
SHARIZE BETONI GALENDE
RIO DE JANEIRO, 2023
- INTRODUÇÃO
Primeiramente o conceito de qualidade foi associado à definição de conformidade às especificações, mas, posteriormente o conceito evoluiu para visão de satisfação do cliente. É óbvio que a satisfação do cliente não é resultado apenas do grau de conformidade com as especificações técnica, mas também de alguns fatores como pontualidade e prazo de entrega, atendimento pré e pós venda, condições de pagamento, flexibilidade, etc.
Assim, em paralelo a esta evolução do conceito de qualidade, surgiu uma visão de que o mesmo era fundamental ao posicionamento estratégico da empresa perante o mercado. Pouco tempo depois foi percebido que o planejamento estratégico da empresa que enfatizava a qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente estendeu-se então para outras entidades envolvidas com as atividades da empresa.
O termo qualidade total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todas as entidades significativas na existência da empresa e da excelência organizacional da empresa. Pode-se considerar então a qualidade total como o estado ótimo de eficiência e eficácia na ação de todos os elementos constituintes na existência da empresa.
A gestão de uma organização, seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos.
A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998).
- GESTÃO DA QUALIDADE
Gestão da qualidade se resume a some de técnicas, estratégias e processos que tem o objetivo de assegurar que serviços e produtos serão entregues conforme as expectativas.
Dividindo-se assim em dois suportes básicos: garantia da qualidade e melhoria da qualidade.
Pela garantia da qualidade, a empresa desenha uma série de atividades visando a certificação de que o produto final em relação às normas e exigências dos clientes estejam em conformidade.
Já pela melhoria da qualidade trata dos processos frequentes pelos quais uma marca se mantém em constante aperfeiçoamento.
Isso envolve desde as rotinas de atendimento até as de produção e pós venda.
A gestão da qualidade serve para assegurar que os atributos de produtos e serviços sejam mantidos, é um elemento essencial para manter a previsibilidade das vendas. Pois, quando a qualidade é a esperada, a tendência é a de que os resultados comerciais também são estáveis.
- QUALIDADE TOTAL
Os círculos de qualidade tiveram início nos anos 60, onde grupos de trabalhadores discutiam melhorias para o local de trabalho, apresentando para a gerência as suas ideias. Assim, um resultado dos círculos da qualidade foi principalmente a motivação dos funcionários, que sentiram que estavam envolvidos na empresa e também foram ouvidos.
Podendo citar também que, outro resultado foi a ideia de melhorar não apenas a qualidade dos produtos em si, mas também todos os aspectos organizacionais. Começando assim a ideia de qualidade total.
A qualidade total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de ferramentas, programas e métodos, aplicados no controle de processo de produção das empresas, afim de obter bens e serviços pela melhor qualidade e menor custo, com o objetivo de atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Princípios da qualidade total:
- Total satisfação do cliente
- Desenvolvimento de recursos humanos
- Constância de propósitos
- Gerência participativa
- Aperfeiçoamento contínuo
- Garantia de qualidade
- Delegação
- Não aceitação de erros
- Gerência de processos
- Disseminação de informações
- GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
A gestão da qualidade total vem do termo em inglês Total Quality Management, também conhecida pela sigla TQM, que trata-se de uma estratégia administrativa e uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, buscando sempre a melhor e maior satisfação do cliente. Criando assim, uma consciência de qualidade em todos os processos organizacionais, bem como nas pessoas envolvidas em cada um deles.
Diz-se que a ideia desse método surgiu no Japão, dentro da montadora Toyota, superando o período do fordismo norte-americano.
Esse tipo de gestão de qualidade não necessariamente implica na obtenção de certificado, embora esse tipo de reconhecimento seja muito importante, pois ajudam a difundir a qualidade nas empresas, mas sim, em melhorias as quais ofereçam os resultados melhores esperados.
O termo “total” não foi utilizado à toa, pois a ideia do termo é deixar claro que a qualidade deve ser garantida em todas as frentes da empresa, sendo assim estendida em todas as partes envolvidas, desde a operacional, revendedores, fornecedores e demais parceiros de negócios.
...