O Bio poder e o Estado.
Por: Rosesaless • 3/11/2017 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Biopoder e o Estado.
O Estado se define por uma forma organizacional, onde se é uma entidade com poder ‘’ soberano’’ para organizar a população dentro de uma aréa territorial delimitada. É dividido em 3 categorias, Poder Executivo, Legislativo e Judiciario, onde em uma sociedade o estado tem um papel de desempenhar funções politicas, sociais e economicas, assim tendo a função de garantir os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Já a Politica, desempenha um papel de negociação de interesses, onde no nosso país são feitas na teoria a vontade da maioria, assim, sendo uma democracia, tendo que um papel fundamenta na negociação de interesses publicos como: Edução, segurança, saúde e etc. onde juntamente com o Estado tem o dever de garantir esses direitos.
Sociedade é o conjunto de seres que convivem de forma organizada, onde se pressupoe uma atividade conjunta e organizada, com micropoderes que são normas que acabam sendo internalizadas pelos sejeitos.
[pic 1]
Michel Foucault defendia o ‘’ Panóptico ’’ em sua obra Vigiar e Punir, onde denomina a sociedade como um modo disciplinar, como uma cadeia, onde os ‘’presos’’ encontravam-se em um edifício em forma de anel, dividido em pequenas celas, no qual tudo o que era feito pelo indivíduo estava exposto ao olhar de um vigilante, que ninguém poderia ver. Ao meu ponto de vista, esssa relação de poder, se aplica à nossa realidade, onde a população vive no anel diciplinar, e o governo vigia tudo de forma silênciosa, assim manipulando tudo que a sociedade faz, onde quem tenta ir contra, é punido, até no meio dos governates, onde tudo é manipulado, mesmo que indiretamente; onde os valores são consagrados na forma de interesses, onde quanto mais poder, mais interesse, ou seja quanto mais $$, mais poder. Na Biopolitica de Foucault, ele diz que quem detem o poder é a população, onde o poder ‘’ soberano’’ é o povo, os cidadãos, onde a Biopolitica é a pratica de Biopoderes locais; Biopoder permite o controle de populações inteiras, dando ênfase na proteção de proteção da vida, na proteção do individuo.
...