ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS: A Favor da Nutrição e Saúde
Por: anavitoriacl_ • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS: A Favor da Nutrição e Saúde
RESUMO
Introdução: A qualidade de uma alimentação é um dos temas mais atuais e relevantes quando o assunto é saúde, pois hoje se sabe com clareza que o consumo alimentar tem muita relação com a qualidade de vida. Alimentos in natura ou minimamente processados são os melhores remédios para prevenção de doenças, pois possuem maior disponibilidade de nutrientes.
Objetivo: O presente estudo objetivou conscientizar a população que o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados traz benefícios para saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consulta a artigos científicos selecionados nas bases de dados, SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), e como principal fonte Guia Alimentar Para População Brasileira.
Resultados: Refeições consideradas saudáveis são aquelas preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, com qualidade e quantidade adequada aos ciclos da vida, compondo refeições coloridas e saborosas, que incluem alimentos tanto de origem vegetal quanto animal. Nos alimentos de origem vegetal encontram-se uma variedade de cores que representam diferentes nutrientes, sendo que alguns deles desempenham atividade antioxidante no organismo humano. Os benefícios para o corpo humano são muitos: equilibram a pressão arterial, mantêm os triglicerídeos nos níveis ideais e controlam o colesterol e os níveis de gordura, evitando a obesidade. Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos.
Conclusão: A relevância do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados proporciona benefícios para saúde, estes são a base para uma alimentação saudável, considerando custo benefício e sua relação com a sustentabilidade.
Palavras-chaves: Alimentação. Saúde. Nutrientes. Conscientizar.
...