Exercícios de Revisão Avaliação Nutricional
Por: ga bi • 13/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 2.588 Visualizações
Estudo dirigido
- Quais são as dobras mais utilizadas na avaliação de um adulto?
Dobras mais utilizadas no adulto: dobras tricipital, bicpital, subescapular,suprailiaca, peitoral, coxa e panturrilha. - Descreva a técnica de avaliação de três dobras cutâneas.
Panturrilha: dobra no ponto de maior circunferência da perna, na face medial. Dobra longitudinal.
Subescapular: Obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.
Abdominal: medida aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical,paralelamente ao eixo longitudinal. - Qual a medida de circunferência esta relacionada ao risco de morbidade independente da gordura corporal total? Quais são os pontos de corte para risco cardiovascular
Medida relacionada a risco de morbidade Circunferencia abdominal ; risco cardiovascular :maior que 94 para homens e maior que 80 para mulheres - Compare a utilização da medida de circunferência abdominal e da relação circunferência da cintura e quadril para predizer risco de doença cardiovascular.
O metodo de relação cintura quadril pode ter seu diagnostico por uma distribuição de gordura uniforme em um ganho de peso, (engorda por inteiro) portanto a OMS dita que o metodo mais eficaz seria a do perimetro da cintura. - Quais são os cuidados que deverão ser observados no momento de uma avaliação da composição corporal por dobras e por circunferências?
Cuidados: Instrumento adequado e calibrado ; ponto anatomico correto;local da medida;dobra;tempo de leitura - Quais são as modificações mais comuns na composição corporal com o envelhecimento?
Modificações no envelhecimento: Redução de massa óseea; diminuição da estatura; redução da massa muscular; alteração da quantidade e distribuição da gordura corporal. - Cite 2 vantagens e limitações para o uso do IMC na avaliação antropométrica de adulto.
IMC- vantagens: Baixo custo,associação com risco de adoecer ou morrer.
desvantagens: Não avalia a composição corporal, pode subestimar o resultado, pessoa hipertrofica pode ser considerada obesa - Qual é o ponto de corte para baixo-peso e obesidade no IMC para adultos e idosos?
IMC baixo peso adulto: - de18,5 baixo peso idosos: + de 25
IMC obesidade adulto : - de22 obesidade idosos:+ de 27 - O que significa Avaliação Subjetiva Global e qual sua importância?
AVSB- Metodo de avaliação nutricional que contem questionarios sobre a historia clinica e exames fisicos do paciente. É importante para avaliar o risco de desnutrição para as pessoas que vão a cirurgia - Estime o peso, estatura e IMC do seguinte paciente acamado: homem de 69 anos e comprimento da perna 43 cm, perímetro de braço 37 cm, perímetro da panturrilha 40 cm, e dobra cutânea subescapular 14 mm.
Peso: (0,98x40)+(1,16x43)+(1,73x37)+(0,37x14)-81,69
39,2+49,88+64,01+5,18-81,69
158,27-81,69= 76,58kg
Estatura:
(2,02x43)–(0,04x69)+64,19
86,86-2,76+64,19= 148,29cm 1,48M
IMC= 34,9 kg/m² = Obeso
- Realize o diagnóstico nutricional por IMC e classifique por percentil a dobra cutânea subescapular.
IMC= Obeso
- Classifique por índice de adequação e por percentil os seguintes seguintes índices e medidas de uma mulher de 77 anos de idade: CMB 22cm DCT 23mm
96% adequação =eutrofica . 22= percentil 50
- Você atende um paciente cujo peso usual é de 70kg. No momento da consulta nutricional ele está com 61,5kg e relata ter perda de peso há 6 meses. Qual será classificação desta perda ponderal?
% mudança de peso (70-61,50)x100/70= 12,14%= perda grave
- Defina semiologia nutricional e descreve sua aplicabilidade.
Semiologia: Exame fisico direcionado, procura sinais de possiveis disturbios nutricionais. É um momento de identificação de sinais que podem levar a sintomas não informados pelo paciente, a semiologia nutricional é um instrumento obrigatório do processo de avaliação nutricional.
- Cite sinais de carência dos minerais ferro e zinco e vitamina B2.
Ferro- Unhas: coiloníquia,quebradiça, rugosas; Face: Edema da face, palidez facial; Mucosa oral: Estomatite ; Lingua: atrofia das papilas, glossite;
Zinco- Cabelo: Perda de brilho, seco, quebradiço,despigmentação, fácil de arrancar, cabelos escassos(seborréia) Unha: Manchas brancas
Vit B2- Olhos: Blefarite angular( inflamação); Face:Seborréia nasolabial; Língua: atrofia das papilas,glossite, lingua magenta. Lábios: Estomatite angular, queilite
- Que nutrientes podem estar relacionados aos seguintes sinais: queda de cabelo, língua magenta, púrpura,dermatite seborreica, queilite angular e acne.
Queda de cabelo: Proteina, zinco, biotina
Lingua magenta: vit B2, B3, B9, B12
Purpura: vit C e vit K
Dermatite seborreica: Vit B2 e B6
Queilite angular: Vit B2
Acne: Vit B6
- Defina xeroftalmia e descreva os sinais relacionados à carência de vitamina A.
Xeroftalmia: Secura do epitélio da córnea. Esta se torna opaca, macia e até necrosada. É a maior causa de cegueira em crianças na África e América Latina.
Carencia de Vit A: Olhos - Nictalopia– cegueira noturna, - Xerose conjuntiva (estágio avançado) - Manchas de bitot bem demarcadas, secas e acinzentadas esponjosas (estágio grave), - Xeroftalmia ou ceratomalácia (secura da córnea, opacidade ou até necrose – em casos graves e irreversível), - Cegueira (casos mais graves); Pele: Hiperqueratose folicular; Cabelos: ressecados e quebradiços
...