Resumo - Alimentos Comercializados por Vendedores Ambulantes
Por: Patriota De Direita • 28/10/2022 • Artigo • 937 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
CENTRO LITERATUS -UNICEL
ROBERTO NASCIMENTO DE MENDONÇA
ALIMENTOS COMERCIALIZADOR POR VENDEDORES AMBULANTE: UM
PERIGOS CONTRA SEGURANÇA ALIMETAR
RESUMO
A questão da segurança alimentar vem crescendo a cada dia devido alto nível de infecção provocada constantemente por consumo de alimentos inadequado, a questão dos alimentos se fornecido por pessoa não capacitada para a manipulação vem sendo os assunto mas abordos nesse projeto,a falta total de higiene nesse estabelecimentos e considerado um problema publico social , este estudo tem como objetivo fundamental um meio de aconselhamento para boas praticas na ingestão desses alimentos. (luciano.,2013 unicel)
1. INTRODUÇÃO:
A preocupação na área da segurança alimentar vem crescendo a cada dia , gerando uma imensa diversidade entre o poder publico, esta questão, a principio vem sendo abordado divido a sua amplitude nas áreas escolares, rua das cidades e festas em geral.(Rodrigues et al.,2003)
Os alimentos vendidos em ruas pode ser facilmente contaminados devidos suas exposições tanto física e biologias, e falta de higiene do preparo e falta de conhecimento técnico da área de manipulação de alimentos.muitos dos comerciante em formal não contam com um sistema de água potável para o preparo das refeições ,anseio pessoal e esta lação sanitária básicas o que faz aumentarem o risco de servirem de meio de transporte de diversos microrganismo patogênicos.(Hanashiro et al.,2001)
Os microrganismos podem causar doenças como infecções por salmonela, vômitos, diarreia leve, desconforto abdominal e até febre. Em pessoas com baixa resistência imunológica, como crianças, gestantes e idosos, podem existir complicações. Nos casos mais graves, quando há contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada em patês, palmito e salsicha, há possibilidade de parada cardio-respiratória, levando o paciente à morte.(Faculdade de Medicina do ABC), Vera Lúcia Sampar de Souza Novaes.
2. METODOS:
Foram estudas diverso site e artigo científicos para a elaboração descritiva desse projeto embora seja um assunto de imensa importa cia publica, a falta de conteúdos especifico vem sendo uns das principais barreiras para concretização geral do projeto.(Luciano., 2013unicel)
3. RESULTADO E DISCURSSÃO:
Dentre os produto mas comercializado foram detectados os seguintes: salgados , sucos, cachorro quete (kikão) , churrasco (churrasquinho de gato) e farofas de charque.
3.1 INFRA -ESTRUTURAS:
Todas as infra-estrutura não apresentava nem um tipo de condição física para venda de refeições em geral,visualmente , considerando não possuir parede e o mesmo sendo transportado junto as refeições em temperaturas inadequadas. O suprimento de água vinha sendo armazenado por galoes trazido de sua residencia sendo comercializado para todos os tipo de fins, não há pia para lavagens e higienização itens exigido pela resolução 216 do ministério da Saúde (Brasil.,2004).
Em tocado sobre o assunto de uso de entalação sanitária os ambulante afirma o uso das dependência de comercio locais e conhecidos.(L uciano,2013unicel)
3.2 EQUIPAMENTOS E UTENSILIO:
Sendo que os mesmo proprietário seja os vendedores eles afirma que os equipamento usada na manipulação e armazenamento são levado no fim do trabalho para ser higienizado em sua residencia, a falha nesse procedimento permite que os resíduos aderidos se transforme e ser potencial fonte de contaminação cruzada. (Chesca., et al 2003).
3.3 MANIPULADORES:
Pode ressalta que cerca de 99% no vendedores não possuir uniforme adequado para a comercialização de alimentos, além de um asseio pessoal desfavorável (como utilização de adorno, unhas pintadas , cumpridas e má apresentação pessoal), manipulação de dinheiro e fala constate sobre a refeições.(Luccas,2003)
3.4 FONTE DE CONTAMINAÇÕES:
Indivíduo (manipulador): o indivíduo enfermo ou portador assintomático de microrganismos patogênicos é portador ativo de contaminação de alimentos.
Boca e nariz: espirros, tosse, focos dentários, inflamações bucais, etc.
• Mãos: procedimentos anti-higiênicos (esfregar o nariz, alisar o cabelo, etc).
• Lesões cutâneas: ferimentos, espinhas, furúnculos, queimaduras, etc.
• Animais: como o cachorro, gato, pássaros, podem constituir graves focos de contaminação e transmissão de microrganismos que se estende a alimentos e ao próprio indivíduo.
...