A Introdução Diabetes
Por: Danielle1995 • 14/2/2018 • Projeto de pesquisa • 602 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
INTRODUÇÃO
A semente da planta do linho, Linum usitatissimum, conhecida popularmente como linhaça, é caracterizada por ser da família da Linaceae. O seu uso vem desde a civilização antiga e a sua aplicabilidade era o tratamento de feridas. (NOGUEIRA et al, 2010).
Atualmente, com a necessidade de melhorar e prorrogar a expectativa de vida tem-se desenvolvido diversos estudos que elucidam acerca dos efeitos benéficos da linhaça para a saúde e para o tratamento de doenças, devido à dimensão de suas propriedades.
De acordo com Pilar (2011), a linhaça tem sido muito estudada pelo fato de que sua estrutura melhora a capacidade dos parâmetros antropométricos, bioquímicos e de estresse oxidativo. Essa semente proporciona nutrientes fundamentais para a vida dos seres humanos.
A linhaça é um alimento funcional e seus componentes ativos são as lignanas. A linhaça exerce importantes efeitos metabólicos para o organismo e propicia diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar dos indivíduos. Além disso, ela reduz o desenvolvimento e contribui para a terapêutica de diversas doenças, como a diabete. (NOGUEIRA, et al, 2010).
Portanto, tem-se utilizado a linhaça para o controle da diabetes. Conforme Eusébio (2016) A Diabetes mellitus é caracterizada por ser uma das maiores problemáticas que afetam a saúde. Essa doença engloba vários graus de resistência à insulina e da disfunção das células β do pâncreas e, como resultado, tem-se a hiperglicemia. A ligação entre a Inflamação e a Diabetes mellitus ocorre pelo desequilíbrio dos níveis de citocinas, quimiocinas e interleucinas e isso faz com que se desenvolva uma resposta inflamatória e imune que intercede a sua patogênese.
O estudo transversal e quantitativo realizado por Zaparolli et al (2013), realizado com pacientes diabéticos hospitalizados, durante dezembro de 2011 a março de 2012, abordou sobre o consumo de alimentos funcionais no tratamento de diabetes e os seus resultados mostram que a linhaça é um dos alimentos que atua na prevenção e no controle da diabete, pois, reduz e controla o índice glicêmico.
A prevenção e o controle de doenças crônicas, resultantes dos hábitos alimentares e, consequentemente, a importância dos alimentos funcionais como a linhaça para o tratamento da diabete, é um tema relativamente pouco explorado no Brasil. Além disso, muitas das evidências sobre esse assunto são desprovidos de ensaios clínicos bem elaborados, o que dificulta a divulgação de informações para a capacitação de profissionais da saúde. (ZAPAROLLI et al, 2013).
Por essa razão, percebe-se a relevância de mais pesquisas no intuito de desenvolver ensaios que possibilitem maiores informações e a propagação destas, para se obter maiores explicações. Assim, os profissionais da saúde poderão compreender melhor a temática e orientar o consumo da linhaça como um importante alimento para o controle da diabete.
Visto isso, será realizada uma indução experimental para que camundongos desenvolvam o quadro de diabetes. O tratamento será por meio de extrato de linhaça. Esse procedimento será efetivado para que se possa examinar como os camundongos reagem ao consumo da linhaça e como isso repercute no seu quadro diabético. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é avaliar a atividade antiflamatória da semente de linum usitatissimum l. em modelo de camundongos com diabetes mellitus.
...