HABITOS ALIMENTARES DOS TUBARÕES
Por: Márcia Maia • 23/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 257 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Hábitos alimentares de tubarões-martelo jovens, Sphyrna zygaena (Carcharhiniformes: Sphyrnidae), no litoral sul do Brasil
A importância de se analisar os hábitos alimentares dos tubarões-martelo jovens (Sphyrna zygaena) porque ocupam lugar de destaque na cadeia alimentar.
Incidência dessa espécie dessa espécie de tubarão é maior nas costas das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Tendo em vista a escassez desse tipo de trabalho, a importância de toda pesquisa no sentido de relacionar os hábitos alimentares dessas espécies de nossa biologia marinha.
Foi coletado entre Junho (2001), Março (2003) e Maio (2004) em comunidades pesqueiras de Guaratuba (Pr), Barra do Saí, município de Itapoá (Sc), por 9 a 14 h, em uma profundidade máxima de 20 m.
Foram recolhidos espécimes na sua grande maioria recém-nascidos, fêmeas jovens, machos descalcificados ou não totalmente calcificados.
No laboratório o conteúdo estomacal foi analisado com microscópio estereoscópico, agrupados pelo maior nível taxonômico.
Foram examinados 30 exemplares de jovens tubarões- martelo durante o período de estudo, com 78 a 133 cm, peso entre 1.565,90 a 8.993,34 kg em proporção de 1:1 macho/fêmea.
Concluiu-se que que entre os grupos de maiores quantidades de presas digeridas foram Teleósteos, Cefalópodes, Crustáceos, Sardinha-cascuda (Harengola crupeola), lula (Loligo sp) e pelo siri (Callinectes sp). Com uma incidência elevada de vermes nematóides da familia dos Anisakidae, além de alguns objetos (plásticos e escova) dentro dos estômagos.
Site: biotaneotropica.org.br
...