PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL 6° ANO
Por: Betina Janes • 13/4/2022 • Projeto de pesquisa • 2.129 Palavras (9 Páginas) • 242 Visualizações
PREFEITURA MUNICIPAL DE TUNAS/RS[pic 1]
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE FRANCISQUET[pic 2]
INEP 43160905
Rua Francisco Fantoni, 520 – Centro – CEP: 99330-000 – TUNAS/RS
escolahenriquefrancisquet.tunas@gmail.com
Direção: 51 9 8222-2949 ou 51 9 8200-0956
PLANO DE AULA ENSINO FUNDAMENTAL
Disciplina: ciências naturais
Ano/série: 6°ano do ensino fundamental
Nome do estagiário (a): Betina dos Santos Janes
Professor (a) regente: Talissa Franciusi Corrêa Hubner
Escola estagiada: EMEB Henrique Francisquet
CONTEÚDO DA AULA
Teoria celular (célula como unidade de vida).
OBJETIVOS
Reconhecer as células como as menores unidades vivas que formam os seres vivos.
Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células.
Diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural.
SÍNTESE DO ASSUNTO
Célula como unidade de vida
Célula é a unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos , constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática. Em 1663, o cientista inglês Robert Hooke dedicou-se a observação da estrutura da cortiça, para tentar descobrir o que fazia dela um material tão leve e flutuante. Então teve a idéia de cortá-la em fatias finas para serem observadas no microscópio. Através das lentes de aumento, ele constatou que a cortiça era formada por um grande número de cavidades preenchidas de ar. Dois anos depois, Hooke publicou a obra micrographia, onde denominou as estruturas ocas de células. Teoria celular
A teoria celular afirma que as células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos e que elas se originam apenas de outra célula preexistente.
[pic 3]
As células fazem parte da constituição do corpo dos seres vivos.
Hoje em dia é muito difundida a idéia de que os seres vivos são formados por células, com exceção apenas dos vírus. Essa idéia, no entanto, surgiu apenas após diversas observações e posterior formulação da chamada Teoria Celular.
Hooke não percebeu nesse estudo que as células apresentam outros componentes. Isso ocorreu porque sua análise foi feita em um material biológico com células vegetais mortas, por isso, ele conseguiu observar apenas as paredes celulares.
Após essa descoberta, diversos estudos foram realizados a fim de observar as células em outros seres vivos. Mathias Schleiden (1804-1881) e Theodor Schwann (1810-1882) propuseram de forma independente, após vários estudos, que todos os seres vivos eram formados por células. Essa ideia tornou-se a base da teoria celular.
Após a aceitação de que os seres vivos eram constituídos por células, começou-se a estudar como essas estruturas surgiam. Segundo Rudolph Virchow (1821-1902), uma célula poderia apenas surgir de outra célula preexistente. Uma frase muito famosa desse pesquisador é: “Omnis cellula ex cellula”, que significa “Toda célula origina-se de outra célula”.
Pontos fundamentais da Teoria Celular
A Teoria Celular é formada por ideias de Schleiden, Schwann e Virchow. Os dois primeiros propuseram a base dessa teoria. A Teoria celular pode ser dividida em três postulados:
- Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas delas derivadas. Assim sendo, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
- Na célula são realizados processos que são fundamentais à vida. Isso significa, então, que as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
- Todas as células só se originam de outras células preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as células realizam divisão celular.
Os vírus e a Teoria Celular
Como todos sabem os vírus não são formados por células, característica que faz com que alguns autores não os considerem seres vivos. Os vírus, no entanto, apresentam grande dependência de células para realizar suas atividades, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios. Assim sendo, mesmo que não tenham células, os vírus necessitam de células para seu funcionamento.
.DESENVOLVIMENTO DA AULA
O estágio foi realizado na EMEB Enrique Francisquet, na turma do 6° ano do ensino fundamental, e com a ajuda da professora regente Talissa Franciusi Corrêa Hubner desenvolvi atividades de acordo com a BNCC e conteúdo estudado pelos alunos da turma.
Foram 8 horas aulas, durante 8 dias com duração de 1 hora cada. As demais horas restantes do estágio foram de observação e colaboração com a escola nas atividades escolares das demais turmas. Durante esses 8 dias de atividades aplicadas, a rotina começava após tocar o sinal, onde os alunos do 6° ano se encaminhavam até seus lugares, onde logo após eu me dirigia até a mesma sala, os cumprimentando e começando a aula com uma frase de motivação, e em seguida lhes apresentava o tema da aula e o conteúdo a ser estudado.
No primeiro dia de estágio em que eu estaria aplicando as atividades, dispensei apresentações, pois, todos os alunos já me conheciam, porque já fazia algum tempo que eu estava auxiliando as professoras da turma nas atividades escolares e também na hora do lanche aplicando álcool em gel em todas as turmas.
Primeira aula de 1 hora de duração.
Tema da aula: célula como unidade de vida
Frase motivacional: Se apaixone por estudar, pois é isso que vai tornar seu sonho realidade.
Texto explicativo: o que é célula?
Célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva.
Foi descoberta em 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, que observou células de cortiça através do microscópio. Foi ele quem deu o nome "célula", do latim cella = pequena cavidade, compartimento ou peça de uma casa.
As células são envolvidas por uma membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas chamado citoplasma, onde se encontram organelas dispersas.
...