Musculação para adolescentes
Por: RodrigoMC92 • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.453 Palavras (10 Páginas) • 336 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR III
ORIENTADOR: PROF. ME. FRANCIELE MARIA CAIXETA
PROF. DR WENER BARBOSA RESENDE
TREINAMENTO RESISTIDO PARA ADOLESCENTES
ARTHUR ALVES SANTANA
DIOGO HENRIQUE VIEIRA
MATHEUS MARX PEREIRA
RODRIGO MATOS DA CUNHA
PATOS DE MINAS
2016
ARTHUR ALVES SANTANA
DIOGO HENRIQUE VIEIRA
MATHEUS MARX PEREIRA
RODRIGO MATOS DA CUNHA
FACULDADE DE CIÊNCIRAS ADMINISTRATIVAS – FACIA
CURSO DE ADMINISTRAÇ
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PROJETO DE TRABALHO
COORDENADOR: MILTON ROBERTO DE CASTRO TEIXEIRA
TREINAMENTO RESISTIDO PARA ADOLESCENTES
Projeto de Iniciação Científica apresentado como exigência parcial de estruturação pedagógica de curso do Projeto Integrador III, sob orientações da Professora Mestre Franciele Maria Caixeta e do Professor Doutor Wener Barbosa Resende.
PATOS DE MINAS
2016
TREINAMENTO RESISTIDO PARA ADOLESCENTES
Arthur Alves Santana*
Diogo Henrique Vieira da Silva*
Matheus Marx Pereira*
Rodrigo Matos da Cunha*
Wener Barbosa Resende**
Franciele Maria Caixeta**
RESUMO
A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano marcada por uma mudança no organismo do individuo que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ocorre entre 10 à 19 anos, porém, este estudo abordara adolescentes de 12 à 16 anos pois nesta fase acontece inúmeras mudanças no desenvolvimento corporal e maior amadurecimento nas funções reprodutivas também marcada por forte necessidade de aceitação social e física. Muitas vezes o treinamento resistido é procurado para alcançar essa necessidade de aceitação e por falta de conhecimento ou maturidade essa prática é realizada de forma inadequada e sem acompanhamento de um profissional qualificado causando danos à saúde e gerando tabus acerca desta atividade durante a adolescência. Através de pesquisas em acervos teóricos evidenciamos que é possível realizar o treinamento resistido na adolescência com resultados benéficos a saúde desde que este seja feito da maneira correta. Assim, esse projeto contribuirá para modificar visão acerca do treinamento de resistido, não só eliminando os mitos existentes como contribuindo para uma melhor aplicação metodológica do treinamento de musculação, possibilitando o entendimento dos motivos e benefícios que a prática pode trazer aos adolescentes que utilizem este método de treinamento.
Palavras Chaves: ADOLECÊNSCIA, TREINAMENTO RESISTIDO, TABU
INTRODUÇÃO
A adolescência é uma das várias fases do desenvolvimento humano. Essa fase é marcada por uma grande mudança no organismo do indivíduo, o qual já vinha sofrendo alterações na pré-adolescência e que agora exige uma profunda reorganização de personalidade. Esse desenvolvimento do tamanho e forma corporal, faz com que o jovem desenvolva uma espécie de problemática narcisista, ou seja, uma preocupação exagerada com a própria beleza corporal (GRIFFA; MORENO, 2011).
Conforme a idade avança, por volta dos 16 anos, essas mudanças vão perdendo a intensidade na medida que o corpo começa a adquirir proporções adultas. Gradualmente a necessidade de formar amizade com pessoas do sexo oposto aumenta, e como ferramenta para essa forma de relacionamento, utilizam-se de práticas esportivas, festas e bailes. Essas relações afetivas aliada as bruscas mudanças características da fase, tanto morfológicas quanto fisiológicas tendem a colocar o adolescente em situação de insegurança, principalmente com relação a sua estética corporal (GRIFFA; MORENO, 2011).
Além dessas mudanças a influência dos amigos, a pressão imposta pela mídia e pela sociedade que acaba por colocar como modelo o corpo “escultural” almejado por muitos e buscado a qualquer custo. Isso impulsiona o adolescente a cada vez mais procurar por atividades que proporcionem um desenvolvimento estético corporal, ou seja, treinamentos resistidos, ou treinamento com peso, conhecido popularmente com musculação (FERREIRA, 2005).
Outra circunstância que contribui para o aumento da procura da musculação é a desmistificação sobre alguns dos malefícios dessa prática como o impedimento do crescimento devido a atividade. Ao contrário do que é popularizado por pessoas sem conhecimento adequado, esse tipo de atividade quando praticado na adolescência acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos e a liberação de testosterona e do hormônio do crescimento (FLECK; KRAEMER, 1999)
Durante muito tempo a musculação não foi recomendada para adolescentes, acreditava-se que o levantamento de peso excessivo interferia no crescimento ósseo além de causar lesões ósseas e articulares, atualmente a maioria dos estudos apoia o treinamento com pesos, considerado seguro e bom para os jovens (NIEMAN, 1999).
Sendo assim, o objetivo desse projeto é analisar através da revisão da literatura, os benefícios e as metodologias adequadas do treinamento resistido para adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos e observar os gatilhos motivacionais que levam as pessoas dessa idade a buscar a musculação como forma de exercício físico.
MUSCULAÇÃO E ADOLESCÊNCIA
A musculação é uma modalidade de treinamento cada vez mais popular nas academias. Este método é fundamentado em exercícios onde resistências externas, ou seja, pesos, aparelho hidráulicos, mecânicos ou de polias são utilizados para criar uma resistência contrária a contração e relaxamento da musculatura estriada esquelética. Tendo como foco o desenvolvimento da capacidade funcional e estética desses músculos envolvidos (KRAEMER, 2001 apud BARROS, 2009). Por vezes a musculação é chamada de treinamento resistido ou treinamento com pesos, devido as ferramentas utilizadas como sobrecarga nos exercícios. Independente da nomenclatura, esta modalidade pode ser um excelente meio para o condicionamento muscular de crianças e adolescentes (RIEWALD, 2005 apud BARROS, 2009).
...