PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO
Por: Raisa Oliveira • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 365 Palavras (2 Páginas) • 864 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
Atividade para o Portfólio
Raisa de Mesquita Oliveira
Maceió-AL
2015
[pic 2]
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
Atividade para o Portfólio
Trabalho apresentado a Disciplina de Preparação Física Geral, Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Maceió-AL
2015
PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO
O treinamento desportivo é uma atividade antiga, que vem evoluindo conforme o passar do tempo. A periodização além de muito estudada nas últimas décadas, passou a ser instrumento importantíssimo para atletas que buscam melhores treinamentos e resultados satisfatórios.
No século XX, a periodização do treinamento passou por várias modificações nas mais variadas modalidades. Com o passar dos tempos foi cada vez mais sendo adquirido o aperfeiçoamento no ato de periodizar o treinamento. De La Rosa (2001) apud Pantaleão e Alvarenga (2008, p. 1), acrescenta que a boa estruturação e o planejamento do treinamento é requisito fundamental para obter grandes resultados em qualquer esporte.
SILVA (1998) diz que, periodização consiste numa temporada de preparação, bem como um planejamento e divisão do treino, a fim de alcançar um objetivo. Esse planejamento deve ser realizado de acordo com os princípios de treinamento e capacidades físicas e individuais de cada atleta, pois se trata de uma das etapas mais importantes e que influencia de forma direta e decisiva na estrutura geral do treino.
Para um melhor planejamento, a periodização é dividida em fases de treinamento:
Macrociclo: pode ser definido como um período de preparação total, desde o período preparatório até a competição.
Mesociclo: está ligado ao princípio da sobrecarga. E é todo aquele período dentro de um determinado mês de treinamento.
Microciclo: consiste na menor parte e está relacionado à cargas e exercícios em tempos menores, podendo durar até duas semanas.
É de suma importância que todos os profissionais de educação física tenham a conscientização sobre a importância de serem feitas variações regulares no treino dos seus alunos/atletas. Com esse planejamento, o treino torna-se mais agradável e mais fácil para o aluno alcançar os seus objetivos, tendo em vista que tanto os princípios quanto as capacidades físicas estarão sendo observadas e estimuladas.
REFERÊNCIAS
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd177/periodizacao-por-matveev-verkhoshanski-e-gomes.htm. Acesso em 22-09-2015
Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/a-periodizacao-do-treinamento-desportivo.htm Acesso em 23-09-2015
...