Pratica cadeira disfunção organica Claretiano
Por: Pedro Pivato • 10/4/2017 • Projeto de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Pedro Gabriel Pivato – 8019610
Educação Física Bacharel
Prática ou Avaliação Continuada
Prof. Aldo Coelho Silva
Claretiano - Centro Universitário
PORTO ALEGRE
2016
Descrição da atividade
De acordo com seus estudos e baseado nas diretrizes gerais para a prescrição de exercício físico para pacientes com obesidade e diabetes, prescreva uma série de exercícios físicos (modalidade, frequência, duração e intensidade) para um portador de Diabetes tipo 2 que tem o objetivo de perder peso. Observe, a seguir, as informações deste paciente: identificação do paciente.
Paciente, M. N. O. de 57 anos, homem, brasileiro, branco, professor. Recebeu o diagnóstico de diabetes há mais ou menos 20 anos. Faz uso de hipoglicemiantes orais, porém, há dois anos precisou começar o tratamento com insulina. Faz uso de insulina diariamente, com aplicações no abdome. Media da glicemia de jejum: 150 e 211 mg/dl.
Exame Clínico Peso: 92 kg. Altura: 1,75 m. PA: 14/9, sentado. FC: 96 bpm. Obesidade: especialmente no tronco, abdome proeminente (circ. abd.: 104 cm).
Prescrição de atividade física;
Aluno: M.N.O, idade: 57,
Obs: Aluno com diabetes tipo 2 , faz uso de insulina a 2 anos, Médica glicemica150/211 mg/dl, peso 92kg (obsidade I.M.C 30), PA: 14/9 (Hipertensão estagio 1) .
Aluno deverá se submeter inicialmente a exames médicos para avaliação de outras possíveis doenças cardiovasculares, após resposta positiva do médico iniciará a sessão de treinamento físico focado na perda de gordura corporal, prevenção de doenças e melhorias do sistema cardiovascular e metabólico. Com ajuda de profissionais especializados na área, o aluno deverá manter um controle nutricional de sua alimentação, atentando para o horário da aplicação de insulina. O aluno fará treinamento aeróbico 5 dias por semana com duração mínima de 30 minutos, caso não consiga comparecer a academia todos os dias é indicado a ele que faça atividade física espontânea, como caminhada, pedalada ou atividade física doméstica (limpar a casa, o carro, o jardim). A intensidade dessas atividades, tanto na academia, quanto espontâneas devem ficar entre 50% e 70% do vo2 máx.
O treinamento na sala de musculação será feito de 2 a 3 vezes por semana, utilizando o índice de 3 a 4 da Escala de Borg, para mediar a intensidade da atividade física. A duração média é de 8 a 12 exercícios, buscando intercalar grandes grupos musculares com pequenos.
Alguns cuidados que esse aluno deverá tomar, para o bom andamento do treinamento é ingerir de 15 a 30g de carboidratos antes da atividade física e durante, caso esta ultrapassar o tempo de 90 minutos. Deve ingerir líquidos frequentemente, para não ocorrer desidratação. Sobre as roupas e sapatos, estes devem ser adequados para evitar problemas como: lesões e traumas na pela.
...