Proposta Curricular de Santa Catarina
Por: 000984 • 9/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 419 Visualizações
Proposta Curricular de Santa Catarina
A Educação física Escolar, acumulado e transmitido de gerações em gerações, ligada ao conhecimento humano e contribuir para a formação do cidadão. Estes componentes curriculares é um direito de todos através da ação pedagógica.
• A produção histórica do conhecimento: todas os temas de Educação Física devem ter uma história.
• O desenvolvimento do aluno como ser social: o desenvolver, a mediação. O processo de execução e avaliação.
• O movimento humano: orientação do professor nas diferentes formas de manifestação.
• A seleção dos conteúdos e metodologia como meio educacional: conteúdos trabalhados devem ser desenvolvidos através de uma teorização.
Corporeidade
Nas sociedades primitivas o homem se submetia ao seu ritmo e não procurava habilidades a mais para satisfazer suas necessidades. Na idade média esta ideia é renovada e desenvolve e se materializa na Educação física corpo x mente, trabalho manual x trabalho intelectual. Santo Agostinho enfatizava a ideia de que a alma era a essência do homem desprezando tudo que se ligava a materialidade e ao corpo.
Com o movimento renascentista o mundo sagrado começa a submeter-se a racionalidade onde o ser humano se confunde com a razão a supremacia da mente (cognição).
Com a revolução do progresso pela sociedade industrial o corpo humano passa a ser visto como um instrumento a serviço da produtividade. Em 1983 a sociedade estabelece uma submissão onde vê o ser humano como um ser que pode ser manipulado sujeitando a controle.
Na civilização industrial divide estes trabalhos corporal e intelectual sendo que o manual sempre foi destinado a classes inferiores e intelectual destinado a classe dominante, por ser mais nobre de racionalidadeno sistema capitalista o corpo é reduzido a um objeto tratado como mercadoria.
A produção criativa onde o homem se expressa sua totalidade. Reprime suas atividades.
A existência do homem e seu processo de humanização não é possível sem expressões corporais, expressar ideias, sentimentos, valores e emoções.
Linguagem: sentido
Historicidade: corpo –humanização- produção humana
Intencionalidade: ações humanas, desenvolver, planejar e estabelecer relações.
Sentido-significado: caráter afetivo, satisfação, superação, exclusão, raiva.
O ensinar – aprender proposto deve estar centrado numa práxis transformadoras, buscando a autonomia de um ser em movimento tendo como objetivo o próprio estudo o movimento humano no qual se estabelece os saberes da Educação Física.
Nessa perspectiva visa o falar em educação processo ensino aprendizagem.
Jogo
Segundo o dicionário Aurélio (1988:377) Jogo, s.m 1. Atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou ganho. 2. Brinquedo, passatempo, divertimento. 3. Passatempo ou loteria sujeito a regras e no qual, as vezes se arrisca dinheiro. 4 Regras que devem ser observadas quando se joga.
O texto nos remete ao fato de que a criança se exercita brincando através dos jogos e também de que as crianças se desenvolvem de forma alegre, prazerosa, além de produzir e contribuir para o desenvolvimento de aspectos importantes da personalidade.
De acordo com alguns autores do texto algumas crianças que brincam sozinhas, podem através de um jogo coletivo superar e evoluir para o relacionamento em grupo.
As crianças brincam reproduzindo situações reais e se desenvolvem e aprendem transformando o mundo imaginário em real, aprendendo a brincar com situações do cotidiano, como por exemplo meninas que brincam de bonecas imaginando serem suas filhas.
Os profissionais de Educação Física enquanto mediadores, devem ter a clareza e a importância do jogo para o desenvolvimento infantil.
O texto traz ainda os três níveis de desenvolvimento conforme Vygostsky:
• Zona De Desenvolvimento Real: o que o aluno domina;
• Zona de Desenvolvimento Proximal: a atuação do professor;
• Zona de Desenvolvimento Potencial: O que o aluno pode aprender.
Conforme o texto a metodologia utilizada adequada é aquela que interage com o conteúdo e coloca o professor como mediador no processo de conhecimento, favorecendo a discussão das dificuldades e/ou das sugestões para superá-las.
Desta forma sabe-se que as brincadeiras jogos tem que ter um objetivo, uma regra, por exemplo o simples correr sem objetivo não faz sentido, mas a brincadeira ou jogo de tocar o maior número de colegas e deixá-los “congelados”, faz com que a corrida tenha um significado.
Sendo assim o jogo, é de suma importância no desenvolvimento do ser humano, e deve contribuir para que este se relacione melhor, e faça uma leitura crítica da realidade e se perceba como sujeito histórico, que precisa de outros sujeitos para poder interferir, transformar, sendo ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.
Esporte
É um fenômeno social. Desde a antiguidade o lazer era um privilégio de poucos abastados, e não dos trabalhadores.
Com o passar do tempo e com o processo de industrialização, ocorreu uma valorização do trabalho produtivo em detrimento lúdico.
É neste período que surgem na Inglaterra alguns dos esportes mundiais tão disputados na atualidade, tais como o futebol, tênis, natação e outros.
No Brasil, a primeira manifestação esportiva não foi o futebol, “tudo leva a crer que a primeira prática esportiva introduzida no Brasil foi o Remo (1566)”. O Futebol foi introduzindo no Brasil somente após a Proclamação da República, em 1894.
Um fator que mobilizou o país foi o esporte para Todos, que desmascarava as desigualdades sociais.
Na década de 80, voltam para o Brasil educadores que foram exilados pelo golpe de 1964. A Educação Física
...