A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA
Por: Alice Costa • 19/2/2018 • Trabalho acadêmico • 4.823 Palavras (20 Páginas) • 634 Visualizações
Questão 1
A Reforma Psiquiátrica brasileira é entendida como um ato processual, ou seja, a assistência em saúde mental no Brasil está em constante processo de consolidação e reforma articulando os diferentes modelos de serviços e de assistência. Desta feita, marque a opção abaixo que representa os fundamentos acima descritos:
- a) Reforma estrutural dos manicômios, com aquisição de novas tecnologias para o uso mais apurado destes serviços.
- b) Utilização exclusiva dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) para o atendimento de todos os portadores de transtornos mentais.
- c) Utilização de todos os dispositivos de saúde e sociais possíveis, repensando suas práticas e priorizando a atenção psicossocial.
- d) As diferentes especialidades/disciplinas que atendem à população portadora de transtornos mentais, fundamentalmente, não devem interagir na clínica.
- e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 2
A institucionalização pode ser entendida como:
- a) Desospitalização dos indivíduos portadores de transtorno mental de longa internação.
- b) Internações de longa permanência em hospitais e/ou manicômios apenas por um período maior que 20 anos.
- c) Os encaminhamentos realizados pela ESF aos CAPS, ambulatórios e hospitais especializados.
- d) Conjunto de comportamentos e relações estabelecidas como funcionais em instituições, sejam elas hospitais, manicômios ou prisões. Despersonaliza o indivíduo e restringe o desenvolvimento de suas potencialidades.
- e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 1
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis para acolher, acompanhar e, se o caso exigir, cuidar de forma compartilhada com outros serviços. Com a inclusão das ações de saúde mental na atenção básica, é possível desvelar esses recursos e ativá-los, promovendo:
- a) A ampliação dos espaços de circulação das pessoas em sofrimento psíquico.
- b) A restrição dos espaços de circulação das pessoas em sofrimento psíquico.
- c) Contínua demanda por encaminhamentos a especialistas, e baixa resolutividade.
- d) Promover uma assistência integral à saúde apenas nos espaços de atendimento especializado.
- e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 2
A Atenção Básica, principalmente representada pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), ao atender as demandas em saúde mental de seu território caracteriza uma nova maneira de buscar formas coletivas de lidar com questões do sofrimento psíquico, buscando a criação e a consolidação das redes existentes no território. Tal proposta se dá através de algumas ações, EXCETO:
- a) Desmistificar socialmente da loucura.
- b) O sujeito em sofrimento psíquico é um cidadão que ocupa os mesmos espaços que a coletividade.
- c) Promover a ampliação dos espaços de circulação das pessoas em sofrimento psíquico.
- d) Desenvolver atendimentos éticos, mais humanos e acolhedores, responsabilizar-se e solidarizar-se com o sofrimento do outro.
- e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 1
No atendimento da atenção primária, dos transtornos psiquiátricos a seguir relacionados, o mais frequente é:
- a) Transtorno bipolar.
- b) Transtorno misto de ansiedade e depressão.
- c) Transtornos alimentares.
- d) Transtorno obsessivo-compulsivo.
- e) Transtorno agorafóbico.
Questão 2
Em relação a transtorno mental e sofrimento mental é INCORRETO dizer que:
- a) Transtorno mental e sofrimento mental têm íntima relação e, quanto maior for o sofrimento psíquico, maior será a chance de desenvolver um transtorno mental.
- b) Os transtornos mentais relacionam-se com a privação de qualquer uma ou das várias esferas que compõem a pessoa.
- c) O sofrimento mental relaciona-se com a privação de qualquer uma ou das várias esferas que compõem a pessoa.
- d) O sofrimento mental é uma doença psiquiátrica.
- e) Nenhuma das opções acima.
Questão 1
Comumente se utiliza os grupos ou as dinâmicas de grupo como artifício para o manejo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como o diabetes melittus e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na Atenção Básica. A partir do compartilhamento de experiências similares e/ou diferentes, os vários componentes dessa experiência apreendem sobre suas limitações e potencialidades relacionadas ao agravo à saúde. Este tipo de recurso também pode ser aplicado sob o prisma da atenção à Saúde Mental. Marque a opção abaixo que reproduz a melhor possibilidade de aproveitamento dessa ferramenta:
- a) Reunir os usuários do serviço que possuem diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e encaminhá-los para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de seu território.
- b) Reunir os usuários do serviço que possuem diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e encaminhá-los para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de seu território.
- c) Reunir os usuários do serviço que possuem diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e encaminhá-los para o grupo de hipertensos e diabéticos de sua unidade.
- d) Reunir os usuários do serviço que possuem diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e propor a elaboração de dinâmicas de grupo que tratem sobre a doença, e discuta sobre os mitos e verdades da mesma.
- e) Nenhuma das respostas anteriores.
Questão 2
Dentre as principais ações terapêuticas aplicadas na Atenção Básica com o objetivo de promover vínculo entre usuário do serviço e equipe profissional, podemos ressaltar o acolhimento. Dentre as propostas do acolhimento, a escuta sensível relacionada às queixas e aos desabafos do usuário é uma das ferramentas mais utilizadas. Marque a opção que melhor descreve o acolhimento:
- a) Atender a uma queixa clínica, colhendo dados da anamnese durante a entrevista e demonstrando interesse.
- b) Ouvir os desabafos do usuário relacionados à suas frustrações do cotidiano, envolvendo suas relações interpessoais mais frágeis.
- c) Posicionar-se frente ao cliente, olhando-o diretamente enquanto o mesmo apenas fala sobre as dificuldades no uso dos anti-hipertensivos prescritos.
- d) Receber um familiar de cliente em depressão na UBS (Unidade Básica de Saúde) e orientá-lo sobre os melhores manejos para enfrentar as dificuldades de relacionamento.
- e) Todas as respostas anteriores estão corretas
Questão 1
Em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, Romildo, um usuário do serviço, procura sua Agente Comunitária de Saúde (ACS) comunicando que Isabele, sua filha de 32 anos, tem apresentado mudança em seu comportamento, tornando-se agressiva verbal e fisicamente, além de desleixada com sua higiene pessoal e com a de seus filhos após a separação de seu cônjuge. Maria, a ACS, comunica o fato a sua equipe, que solicita um agendamento de consulta para o próximo dia. Quando a consulta acontece, a enfermeira e médica da equipe percebem a necessidade de um suporte especializado em saúde mental, e são acompanhadas pelo psiquiatra vinculado ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em proposta de interconsulta. Dentre as ações a serem desenvolvidas pela equipe do NASF, marque abaixo a opção que representa corretamente o exemplo supracitado:
...