Estatuto da Criança e Adolescente
Por: Leonardo Frieiro • 19/6/2018 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Palestrante: Ana Luiza Cunha, Belo Horizonte, 2018.
Autor: Leonardo Frieiro de Magalhães
ECA, Estatuto da Criança e Adolescente palestra oferecida pela psicóloga e pós-graduada em Saúde do Adolescente pela UFMG, Ana Luiza de Magalhães na unidade Pitágoras Guajajaras no dia 16/04/2018 sendo iniciado ás 19h00min.
Foram abordados os direitos humanos e o estatuto da criança e adolescente, sendo evidencializado a linha de cuidados da atenção integral da saúde da criança de adolescente.
- Linha de Cuidados.
- Direitos Humanos.
- Rede de Proteção.
Sendo mostrados aspectos históricos e atuais de desequilíbrio sociais e humanitários.
Com a apresentação de um pequeno vídeo ilustrativo das ideias e conceitos principais do Estatuto da Criança e Adolescente, mostrando a participação do enfermeiro no posto de saúde acompanhando o recém-nascido, criança e adolescente.
Mapeando linhas de cuidados no acolhimento tendo ações de proteção a estes pacientes, mantendo o sigilo e ética no atendimento. Sendo uma rede de proteção ampla se iniciando nos PSF ate as áreas da Vara da Criança e Juventude.
Logo após o vídeo a palestrante continua com perguntas e respostas a turma, sendo enfatizado a importância da informação deste tema a equipe multidisciplinar. O objetivo do ECA e a proteção integral dos menores de 18 anos, garantindo o direito de proteção ,alimentação, violência sexual e emocional.
Foi mostrado como foi implantado o Estatuto da Criança e Adolescente, desde o Código de Mello Mattos (1927) saneamento social, Código de Menores (1979) e a implantação do Estatuto da criança e Adolescente em 1990.
A proteção do menor deve ser ampla que comtempla desde a Lei orgânica do SUS 8080 a diretrizes internacionais. Com a enfatização no atendimento de enfermagem no acolhimento e encaminhamento deste paciente a equipe psiquiátrica e assistência social.
Na segunda parte da palestra a psicóloga Ana Luiza Cunha dividiu a turma em dois grupos sendo efetuada uma atividade lúdica, um grupo defendendo a favor de diminuir a penalidade penal e o outro contra.
Sendo finalizado as 22h10min.
...