INDICADORES EM SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Por: NoemiaNascimento • 8/1/2016 • Relatório de pesquisa • 8.348 Palavras (34 Páginas) • 686 Visualizações
INSTITUTO ATHENA
PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE DA FAMÍLIA
ANANDA KAUANNE COSTA¹
AMANDA NAYANNA COSTA¹
BRENDA ROCHA SOUSA¹
LÁSARA MARIA PEREIRA¹
LAYSA NAYARA DE O. LEITÃO¹
NOEMIA DOS SANTOS NASCIMENTO¹
JOSINEIDE TEIXEIRA CÂMARA²
PMAQ – INDICADORES EM SAÚDE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO MUTIRÃO CAXIAS - MA
CAXIAS-MA
2015
1 INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ foi lançado em 2011 e tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através das equipes de Atenção Básica. Com o programa, a meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, elevando os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento¹.
Neste trabalho, os dados para os cálculos dos indicadores do PMAQ foram coletados da Unidade Básica de Saúde do Mutirão, que contém duas equipes de saúde da família. Admitindo como referência a equipe 01 da unidade de saúde, essa se caracteriza por população adscrita de 1.145 famílias, cadastradas e acompanhadas, com equipe composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 10 agentes comunitários de saúde e equipe odontológica.
2 RESULTADOS
O PMAQ utiliza indicadores de desempenho e monitoramento das ações da Atenção Básica. São divididos em grandes áreas de atenção à saúde (saúde da mulher, saúde da criança, etc), com 24 indicadores de desempenho e 23 de monitoramento. Os resultados a seguir foram baseados no Manual Instrutivo do PMAQ.
ÁREA: SAÚDE DA MULHER
INDICADOR: Proporção de gestantes cadastradas pela equipe de Atenção Básica.
Analisa a captação das gestantes para realização do Pré-natal, permiti a análise da proporção de gestantes cadastradas no SIAB, em função do quantitativo de gestantes estimadas para determinado local e período. Pode ter influencia de vários fatores: condições socioeconômicas da população, cobertura de planos privados de saúde, etc.
Função do Indicador no PMAQ: Avaliação de Desempenho
Método de cálculo:
Nºde gestantes cadastradas pela equipe de AB,
em determinado local e período
_______________________________________________X 100
Número de gestantes estimadas na área de equipe*
no mesmo período
Pop. Fem. na faixa etária de 10 a 49 anos do município (IBGE): 50.488
Pop. Fem. na faixa etária de 10 a 49 anos beneficiária de assistência ambulatorial de planos privados de saúde do município: 2.525 (5%)
Pop. fem. usuária do SUS na faixa de 10 a 49 anos do município= 50.488 – 2.525 = 47.963
Proporção da pop. fem. usuária do SUS no município: (47.963 X 100) / 50.488 = 95% ou 0,95
Nascidos vivos do ano anterior para o município (SINASC): 2.609
Total de gestantes estimadas para o município: 2.609 + 10% = 2.870
Total de gestantes usuárias do SUS estimadas para o município: 2.870 x 0,95 = 2.727
Proporção de gestantes usuárias do SUS sobre o total da população feminina de 10 a 49 anos do município: (2.727 / 50.488) x 100 = 5,4% ou 0,054
Nº de mulheres de 10 a 49 anos cadastradas pela equipe: 950
Nº de gestantes estimadas na área de equipe: 950 x 0,054 = 51
Nº de gestantes cadastradas pela equipe: 47
Proporção de gestantes cadastradas pela equipe de Atenção Básica:
[pic 1][pic 2]
Periodicidade: mensal
Ações que promovem a melhoria do indicador:
- Busca ativa das gestantes na área de abrangência da equipe, por meio de visitas domiciliares regulares, para cadastramento e início precoce do pré-natal.
- Capacitação/atualização os profissionais das equipes com vista à qualificação dessa ação e à alimentação do sistema de informação da atenção básica.
- Acompanhamento das taxas de natalidade na área de abrangência da equipe ou do município para análise de tendências e interpretação de resultados desse indicador
1.2 INDICADOR: Média de atendimentos de pré-natal por gestante cadastrada.
Analisa a média de atendimentos de pré-natal, realizados por médico e enfermeiro da equipe de Atenção Básica, por gestante cadastrada, em determinado local e período, permitindo uma análise da suficiência da oferta desses atendimentos diante da demanda potencial das gestantes cadastradas.
Função do Indicador no PMAQ: Avaliação de Desempenho
Método de cálculo: Número de atendimentos de pré-natal, em determinado local e período
__________________________________________________________
Número de gestantes cadastradas no mesmo local e período
[pic 3]
Periodicidade: mensal
Ações que promovem a melhoria do indicador:
- Capacitação de todos os profissionais das equipes, dentro de suas competências específicas.
- Implantação de protocolo para as ações de pré-natal e monitoramento da conformidade das práticas das equipes de Atenção Básica em relação aos parâmetros de qualidade estabelecidos.
- Garantia de disponibilidade suficiente de insumos, equipamentos, exames e medicamentos necessários ao atendimento de pré-natal, segundo os parâmetros de qualidade vigentes.
- Acompanhamento das taxas de natalidade e da cobertura populacional por planos privados de saúde, na área de abrangência da equipe ou do município, para análise de tendências e melhor interpretação de resultados desse indicador.
1.3 INDICADOR: Proporção de gestantes que iniciaram o pré-natal no 1º trimestre.
Corresponde ao percentual de gestantes cadastradas que iniciaram o pré-natal no 1º trimestre, em determinado local e período. A captação de gestantes para início oportuno do pré-natal é essencial para o diagnóstico precoce de alterações e intervenção adequada sobre condições que vulnerabilizam a saúde da gestante e da criança.
...