POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR.
Por: j.eh.macedo • 20/5/2015 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 604 Visualizações
A Política Nacional de Humanização dos serviços de saúde nos leva a pensar a respeito da particularidade de cada instituição/situação e da possível criação de estratégias de enfrentamento dos desafios e otimização das oportunidades. Nessa perspectiva, a Política de Humanização da assistência à Saúde apresenta diferentes parâmetros para a humanização da assistência hospitalar, divididos em três grandes áreas: Acolhimento e atendimento dos usuários, trabalho dos profissionais e lógicas de gestão e gerência.
Com o presente estudo, buscamos encontrar estratégias de humanização da assistência hospitalar passíveis de implementação e/ou aperfeiçoamento no Hospital Unimed, instituição a qual nos inserimos para realização do Estágio Supervisionado II. Consiste numa atividade avaliativa apresentada à disciplina “A gerência do processo de trabalho da enfermagem em rede hospitalar”.
O Ministério da Saúde regulamenta em maio de 2000 o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e a humanização é incluída na pauta da 11ª Conferência Nacional de Saúde, que se realizou no mês de dezembro do mesmo ano. O PNHAH se destina promover uma nova cultura de atendimento à saúde no Brasil e tem por objetivo principal o aprimoramento das relações entre profissionais, usuários/profissionais e hospital/comunidade (campo das interações sociocomunitárias), com o intuito de promover uma melhoria da qualidade e da eficácia dos serviços prestados por estas instituições. Nos dias de hoje, o Programa assumiu uma perspectiva transversal, constituindo-se numa política de assistência (Humaniza SUS) e não mais um programa específico (DESLANDES, 2004).
Ainda segundo DESLANDES (2004), comumente aplica-se a noção de “humanização” para a forma de assistência que prioriza a qualidade do cuidado “associada ao reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais. Implica ainda a valorização do profissional e do diálogo intra e interequipes”.
Segundo o manual da Política Nacional de Humanização (PNH), alguns parâmetros para a humanização do atendimento aos usuários são:
- Condições de acesso e presteza dos serviços;
- Sistema de marcação de consultas;
- Tempo de espera para atendimento;
-Acesso de acompanhantes e visitas;
- Sistema de internação;
- Sistema de marcação, realização e resultados de exames.
Também deve-se levar em consideração a qualidade das instalações, equipamentos e condições ambientais:
- Adequação/criação de áreas de espera;
- Sinalização das áreas e serviços;
- Instalações físicas e aparência;
- Equipamentos;
- Refeições;
- Meios para efetivação de queixas e sugestões;
- Espaço de recreação e convivência dos pacientes;
Clareza das informações cedidas aos usuários:
...