TIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) RELACIONADA À DISCIPLINA PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE (PES)
Por: Danny Rose • 20/3/2020 • Trabalho acadêmico • 3.982 Palavras (16 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
Campus Norte
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) RELACIONADA À DISCIPLINA PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE (PES)
1o Semestre de (Nutrição)
INTEGRANTES DO GRUPO (3):
Elton Lima de Moura RA: D72FGE-0, Gabriela Lucatelli RA: D708HI-4 Gabriel Lima Sales RA: D75BEI-9, Kelly Maiara Rocha RA: D52BJD-9, Larissa Moura Candido RA: C778JH-5, Ruth Margarita Huallpa Chambi RA: N270FG-0
O abuso do álcool e seus problemas
Docente: MSc. Maykon Diego Melo
Nota: ______
São Paulo
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 6
2.1 Gerais 6
2.2 Específicos 6
3 METODOS 7
3.1 Formas de Pesquisa 7
3.2 Publico Alvo 7
3.3 Modelos Pedagógicos 7
4 DEFINIÇÃO 8
5 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA 10
6 ETIOLOGIA 12
7 Prevenção 13
7.1 Como os Profissionais podem ajudar para combater o alcoolismo 14
7.2 Como evitar o consumo abusivo do alcoolismo 14
7.3 Efeitos causados após o uso abusivo do energético e álcool 14
8 Folder 16
9 Resultados Esperados 17
10 Considerações para Nutrição 18
11 Conclusão 19
Referências 20
1 INTRODUÇÃO
A comercialização de bebidas energéticas vem desde á década antiga, o primeiro energético criado foi em 1960, por japoneses que colocando como ingrediente principal da bebida a taurina, após o primeiro energético criado, no final do ano de 1990 o energético chegou ao brasil. A chegada da bebida no Brasil teve um grande crescimento tanto em mercadorias em estabelecimento quanto sendo ingerida também e esse número continua crescendo cada vez mais nos dias de hoje.
O consumo no uso do energético tem se tornado muito comum entre os jovens, principalmente quando está sendo misturada com bebidas alcoólicas tornando um risco perigoso á saúde. Antigamente o ingrediente principal do energético era a taurina e hoje o ingrediente principal da bebida é a cafeína. A cafeína esta presente em café, cacau, coca-cola, energéticos e chocolates, a cada 250mg de energético é equivalente a 80ml de cafeína, que é aproximadamente a uma xícara de café, pela quantidade elevada de cafeína devem ser ingeridos com moderação para não causas problemas futuros.
Com o aumento do consumo da bebida principalmente entre os jovens que esta ingerindo a bebida do energético juntamente com o álcool tem fácil acesso a essas bebidas que são facilmente achadas em mercados, lanchonetes, padarias, barzinhos entre outros. O auto nível de cafeína e taurina na bebida energética esta sendo o problema mais comum da bebida em comparação a outras substâncias que estão sendo utilizados, os principais ingredientes dos energéticos são: taurina, cafeína, guaraná, glucuronolactona e vitaminas.
A cafeína é uma substância psicoativa mais ingerida no mundo é considerada como a substância (ergogênica). Existem três tipos de agentes ergogênicos que são os Fisiológicos, Nutricionais e Farmacológicos, percentuais da cafeína é de 35 ml para 100mg de energético. As bebidas energéticas tem invadido o mercado de trabalho desde o inicio da década com marcas e nomes de língua inglesa que resalta a energia, que dá mais energia para fazer as tarefas do dia á dia como trabalhar, estudar e as responsabilidades da vida cotidiana e ainda o para praticar esportes. AS misturas enérgicas com álcool esta cada vez mais frequentem entre a população jovem. Muitos dos jovens começam a ingerir esse tipo de bebida para serem aceitos nos grupos populares de faculdade, escolas, roda de amigos entre outros, são botados sob pressão para tomar a bebida, que para eles poderem fazer parte da rodas ou grupos de amigos tem que ser populares que tem que tomar o energético,e a bebida alcoólica.
O risco a saúde pelo o uso excessivo do energético com a mistura do álcool vem desencadeando vários problemas á saúde já que o consumo da bebida afeta diretamente ao nosso sistema nervoso que podem levar a sérios problemas de efeitos colaterais como: Convulsões, insônias, aceleração dos batimentos cardíacos, agitação, arritmias e morte súbita. Isso não acontece somente com a mistura do energético e álcool, mas também com pirulas de cafeína e substâncias que prometem a energia de forma imediata.
Com a desnutrição ocorrida pelo uso excessivo da bebida energética com o álcool, o profissional nutricionista tem como função fazer o individuo a se nutrir novamente, recuperando e mantendo o estado nutricional do individuo em questão. A importância de saber sobre a Defensoria publica do estado (DPE) para poder garantir a terapia nutricional eficiente ao individuo que é hipermetabolico. Existem dois tipos de hipermetabolico que são os agudos e o crônico, a desnutrição crônica é parecida com a albinina normal que tem a redução da imunidade celular numa fora mais tardia. O nutricionista atua combatendo a desnutrição dos pacientes hipermetabolicos, com foco de reestruturar a alimentação e combater a desnutrição proteico-calorica pela depressão de carboidratos e gorduras.
2 OBJETIVOS
2.1 Gerais
Com o estudo pretendemos esclarecer dúvidas em relação ao ato de ingerir bebidas alcoólicas e energéticos tanto de forma individual como de forma coletiva para conscientizar os leitores sobre a quantidade adequada de consumo e os efeitos colaterais caso essa quantidade seja ultrapassada.
2.2 Específicos
- Identificar o perfil das pessoas que fazem o uso abusivo dessas substâncias.
- Esclarecer os motivos pelos quais as pessoas começam e mantém o hábito de ingerir esse tipo de bebida.
- Detalhar o efeito dessas substâncias no corpo humano tanto benéficos (quando feito na quantidade adequada), quantos os malefícios (o uso exagerado) a curto e a longo prazo
...