A Analise Sensorial: Leite de Cabra
Por: Vanessa Dombroski • 28/4/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 228 Visualizações
1. O QUE É UMA ANÁLISE SENSORIAL?
A análise sensorial tem muitas aplicações na indústria de alimentos visto que apenas as análises laboratoriais que envolve experimentos químicos e microbiológicos não são suficientes para medir a qualidade do produto. O cheiro, sabor e diferenças envolvendo os cinco sentidos humanos (visão, olfato, tato, paladar e audição) são os elementos importantes para a aceitação do consumidor.
A análise sensorial decorre da necessidade da indústria de atender às crescentes demandas do mercado consumidor e é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de produtos de sucesso no mercado. Além de ser parte inerente ao plano de controle de qualidade do setor, a qualidade sensorial dos alimentos e sua manutenção são necessárias para a fidelização do público. As propriedades da análise a ser realizada são:
Aroma: Algumas substâncias dos alimentos vão evaporar e ficar presas pelo cheiro, o que indica que o produto mudou. O cheiro determina o sabor da comida, e podemos percebê-lo melhor quando colocamos a comida na boca;
Textura: Quando mordemos, cortamos ou pressionamos os alimentos, sentimos esta característica. A textura pode ser usada para avaliar sua maciez, elasticidade e frescor.
Sabor: Perceba o sabor do alimento identificando as principais características do alimento (doce, amargo, azedo, etc.). O sabor é responsável por reconhecer o sabor.
1.1 COMO FUNCIONA UMA ANÁLISE SENSORIAL?
Para realizar análises sensoriais, é importante ter um laboratório bem equipado. Para cada avaliador deverá ter um estande separado. Além disso, deve haver uma sala de preparação de amostras equipada com todo o equipamento necessário. Contudo é importante lembrar que a análise sensorial tem que ser realizada sem que o avaliador saiba quais marcas estão sendo analisadas.
Caso a marca for exposta, o avaliador pode ser afetado por alguns aspectos que já conhece. Contudo, para realizar uma análise sensorial meticulosa, é necessário controlar o máximo de variáveis e influências externas possíveis.
1.2 PRINCIPAIS OBJETIVOS E FINALIDADES DA ANALISE SENSORIAL
Desenvolvimento de novos produtos;
Concorrência de mercado;
Melhoria de produtos existentes;
Mudanças de processo;
Reduzir custos e / ou novas fontes de abastecimento;
Teste de controle de qualidade;
A estabilidade do produto;
Condições de armazenamento;
Formulação de padrões;
Teste de aceitação do consumidor;
A correlação entre a medição sensorial e a medição física e química;
Esclarecer o mecanismo de percepção fisiológica;
Pesquisa sobre percepção humana.
2. SAÚDE NO BRASIL X LEITE DE CABRA
Uma das maiores preocupações dos brasileiros é a saúde e com a modernidade e pouco tempo para algumas tarefas, surgiram alimentos mais simples e práticos, os famosos alimentos instantâneos. Isso não é um bom sinal para saúde e pode levar a uma série de doenças, como a obesidade.
Portanto, as pessoas devem perceber que buscar o consumo de alimentos saudáveis e funcionais é a melhor forma de beneficiar a saúde. Os alimentos funcionais contêm substâncias ativas que são benéficas para o corpo, ajudando assim a retardar a progressão de doenças como diabetes ou câncer e a promover a saúde. Além disso, os alimentos funcionais também ajudam a melhorar os problemas de saúde. Um exemplar de alimento funcional é o leite de cabra e seus derivados, como o iogurte.
É um alimento extremamente completo, rico em vitaminas, proteínas e minerais. Incluir A qualidade nutricional é melhor que a do leite, além de muitas propriedades benéficas, como, Alto cálcio, hipoalergênico, mais fácil de digerir, baixo colesterol, fonte de vitamina A, estimulante da produção de insulina, capacidade tampão e sabor incomparável. O iogurte de leite de cabra provem do leite obtido por fermentação e com acréscimo de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus.
É considerado um "cosmético nutricional" por suas diversas propriedades, e agrega valor terapêutico e probiótico para melhorar a saúde, nutrição e alta digestibilidade. Devido aos ingredientes de levedura adicionados, o iogurte é digerido mais rápido que o leite, porque a coalhada é homogeneizada, a lactose é hidrolisada, o conteúdo de peptídeos e aminoácidos livres é maior e o conteúdo normal de gordura permanece entre 3 e 3,5. %, mas pode ser menor no leite desnatado e até 5% no leite integral.
3. LEITE DE CABRA
Embora a maioria dos brasileiros ainda suspeite do leite de cabra, é um dos alimentos mais saudáveis consumidos pelos humanos. Ele contém mais nutrientes do que o leite popular, reduz o colesterol em cerca de 30% e diminui os riscos à saúde. Como outros leites, o leite de cabra é um alimento completo, rico em vitaminas, proteínas e minerais, incluindo propriedades promotoras da digestão.
Essa característica se deve ao fato da maioria das moléculas de gordura presentes no leite de cabra serem muito pequenas e fáceis de se decompor. O leite de cabra é adequado para crianças e pessoas alérgicas a outros tipos de leite, pois seu alto teor de cálcio o torna um bom suplemento, especialmente para quem tem problemas de absorção de cálcio.
O leite de cabra, pelo seu alto teor de cálcio, contribui para a formação óssea e a prevenção da osteoporose, ao mesmo tempo que manter a quantidade de ferro necessária às atividades do organismo é muito importante no combate à anemia. O leite de cabra bom é o branco puro, com sabor e cheiro próprios, mas agradável. É um alimento recomendado principalmente pelo seu alto valor nutritivo e fácil digestão. Seu alto valor nutricional é devido ao seu alto teor de matéria seca, principalmente gordura.
Sua alta digestibilidade é o resultado do tamanho e distribuição
...