As Questões Diabetes
Por: MayraBerbel • 20/9/2021 • Exam • 357 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
Universidade Paulista Campus Sorocaba[pic 1]
Curso: Farmácia
Disciplina: Estágio em Alimentos
Aluno: Ana Claudia Santos Silva RA: N4303C7
Professoras Aline Rodrigues e Michelle Barão
AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE AÇUCARES EM MEL E GLUCOSE DE MILHO
MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS
2 g glucose de milho
10 ml HCl (acido clorídrico)
NaOH (hidróxido de sódio)
Agua destilada
Papel indicador de pH
Béquer 200ml
Balão volumétrico de 200ml
Balão volumétrico de 100ml
Banho maria
Balança analítica
Bureta
PROCEDIMENTO EMPREGADO
Foi dissolvido em um béquer de 200ml, 2g de glucose de milho em um pouco de água destilada, foi transferido para um balão volumétrico de 200ml e completado até o menisco com H2O. Em seguida foi transferido para um balão de 100ml, 50ml dessa solução e adicionado 25ml de H2O, sendo novamente transferido para um béquer, sendo colocado em banho maria até chegar a 65˚ por 5 min, foi removido o frasco do banho maria e adicionado 10ml de HCl, e mexendo até resfriar ficando em temperatura ambiente, com NaOH na bureta, foi titulado a solução até chegar aproximadamente no pH 7.
CÁLCULOS REALIZADOS
Fórmula que foi utilizada:
[pic 2]
Onde:
V= volume sol. NaOH
P= massa =2g.
2-1000-10*0,95= 43,17g sacarose g/100g
2x9
RESULTADOS ESPERADOS /ENCONTRADOS
A titulação deveria chegar até pH 7, porém nossa amostra com 9ml de NaOH, chegou a pH 11.
EXPLICAÇÃO TEÓRICA
Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. Os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrerem hidrólise da ligação glicosídica são denominados de açúcares não redutores. A análise desses açúcares é uma atividade rotineira nos laboratórios das indústrias alimentícias, nas quais pode-se observar uma certa carência, no que se refere a técnicas padronizadas para análises (SILVA et al 2003).
CONCLUSÕES
Devido a imprecisão da fita medidora de pH não foi possível chegar ao ponto exato de viragem. Sendo determinado que a amostra possui cerca de 43,17g de sacarose na amostra, não havendo nenhum parâmetro de a ser comparado.
REFERENCIAS
SILVA R. N., MONTEIRO V. N., ALCANFOR J. D. X., ASSIS E. M., ASQUIERI E. R. Comparação de métodos para a determinação de açúcares redutores e totais em mel , 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cta/a/fsfZj35NNBsVXkTfHJWrRQG/?lang=pt acesso em: 08/06/2021.
...