TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade contextualizada-Envelhecimento Populacional

Por:   •  1/9/2022  •  Dissertação  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Valquíria Lima Da Silva

04112388

Farmácia

Introdução a Profissão - Farmácia

O envelhecimento populacional vem aumentando. No Brasil a população com mais de 60 anos cresceu de 4% em 1940 para 8,6% em 2000, além disso a população com mais de 80 anos também aumentou, sendo explicada por 2 fatores: diminuição da natalidade ao longo dos anos e a diminuição da mortalidade entre idosos. O processo de envelhecimento causa diversas mudanças fisiológicas, como diminuição da atividade metabólica, aumento do tecido adiposo, diminuição de água corporal, aumento de doenças crônicas, mudanças essas que estão relacionadas a doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose entre outras. Esses pacientes tendem a fazer o uso concomitante de mais de um medicamento diariamente, o que pode acarretar efeitos colaterais, interações medicamentosas, além da probabilidade de maior adesão a polifarmácia. Evidenciando a ia importância do profissional a saúde como o farmacêutico para ser o elo entre o paciente e o tratamento medicamentoso adequado.

Pacientes idosos chegam a consumir cerca de 3 vezes mais medicamentos do que pacientes jovens, sendo justificado pelas doenças crônicas que são comuns nessa faixa etária, os medicamentos mais utilizados são da classe de hipertensivos, diuréticos, analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos e vitaminas e medicamentos para distúrbios metabólicos como diabetes e dislipidemias.

O envelhecimento é marcado pelo aumento de doenças e consequentemente de medicamentos, onde normalmente essa população adere a poli farmácia que é caracterizada pelo uso de 5 ou mais fármacos. É comum que os idosos tenham de 2 a 6 receitas médicas além de fazer a automedicação com 2 ou 3 medicamentos aumentando os riscos de interação medicamentosa. Por um lado, o aumento o aumento do uso de medicamentos pode ser prejudicial, por outro o uso desses fármacos ajudam a prolongar a vida dos idosos.

O farmacêutico deve reconhecer seu papel como fundamental na terapia com idosos, ajudando o paciente na adesão ao tratamento, uso correto da medicação, assegurando que o mesmo tenha acesso a informações sobre a doença e o tratamento adequado, fazendo também o aconselhamento sobre os medicamentos de venda livre, almejando a cura ou redução de sintomas proporcionando qualidade de vida para o paciente.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, C. S. de; PEIXOTO, J. S. A; SILVA, B. B. M. da; MEDEIROS, l. Importância do cuidado farmacêutico ao paciente idoso que faz uso de polifarmacia. Publicado em 26 de junho de 2019. Disponível em: https//editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA3_ID1057_03062019182420.pdf.Acesso em:29 maio 2022

CUNHA, J. C. da; FARIA, L. M. de O; MANCHESTER, T; MARINS, R. B; FORTES, F. da S. de A; LANNES, W. R. Farmacoterapia no idoso: Uma abordagem Multifucional. Ciencia atual – Revista Cientifica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p.6-11, 20 de fev. 2018 Disponível em:https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/2017.Acesso em:23 maio 2022.

SilvaA. C. A., CruzB. O. S. da, CostaE. M. da, carvalhoF. Da S., AzevedoF. H. C., SantosI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com