Avaliação do Estado Nutricional
Por: mirelly1234r • 17/4/2025 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 8 Visualizações
Avaliação do Estado Nutricional
Aula 1
A AEN consiste na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. É um processo dinâmico – que está em constante mudança. Ela é capaz de trazer um diagnóstico através de comparações entre os dados obtidos e os padrões de referência. É imprescindível uma reavaliação periódica da evolução do estado nutricional do indivíduo.
Métodos objetivos
- Antropometria
- Composição corpórea
- Parâmetros bioquímicos
- História alimentar
Métodos subjetivos
- Exame físico
- Avaliação global subjetiva
Não existe uma técnica 100% precisa e completa do estado nutricional, por isso é importante a obtenção do maior número possível de dados, sendo estes não apenas dados antropométricos.
Antropometria
Medida das dimensões corpóreas. As medidas antropométricas mais utilizadas na AEN são:
- Peso (atual, habitual (últimos 30 dias) e ideal (IMC de 18,5 a 24,9 kg/m2);
- Altura (atual ou estimada);
- Circunferência (cintura, abdômen, quadril e braço);
- Pregas cutâneas (tríceps, bíceps, subescapular, suprailíaca).
(Variável consiste em apenas uma característica, índice antropométrico em mais de uma).
O peso e a altura são as medidas mais utilizadas na avaliação nutricional pela fácil disponibilidade de equipamentos, verificação simples, precisa e boa aceitação pelos pacientes.
No peso atual o sujeito deverá estar com o mínimo de roupa, sendo considerado o peso do período da manhã, se possível. O peso habitual ou usual é o peso que o indivíduo possuiu ou possui constantemente.
Quanto a altura, recomenda-se que o paciente esteja de pé, encostado em uma haste vertical inextensível. Nuca, nádegas e calcanhares devem tocar esta haste, estando o indivíduo descalço.
A altura estimada pode ser medida pela semibraçada, que vai desde o processo xifoide ao polegar médio vezes dois, e recumbente, que se faz com pacientes acamados.
O Índice de Quelelet ou Índice de Massa Corporal (IMC), é aparentemente a melhor correlação com massa corporal.
IMC = peso/altura^2
Abaixo de 17 – muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 – abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 – eutrofia
Entre 25 e 29,9 – acima do peso
Entre 30 e 34,9 – obesidade I
Entre 35 e 39,9 – obesidade II
Circunferências:
Circunferência do braço – Esta medida representa a soma das áreas constituídas pelos tecidos ósseo, muscular e gorduroso do braço. (Vai desde o acrômio ao olecrano).
Circunferência abdominal/cintura – Acúmulo de gordura nessa região está associado a DCNT. (Ginoide – pêra, androide – maçã). A medição deve ser realizada com o paciente em pé, utilizando uma fita métrica não extensível. A fita deve circundar o indivíduo no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca.
...