Doenças transmitidas por alimentos
Por: Chrisdenys Junqueira • 2/12/2015 • Artigo • 733 Palavras (3 Páginas) • 876 Visualizações
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) na atualidade
O Ministério da Saúde informou que os sintomas mais comuns são a falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre. Podem ocorrer também afecções extra intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (hepatite A), terminações nervosas periféricas (botulismo), má formação congênita (toxoplasmose) dentre outros. Segundo Lima (2014), as Doenças Transmitidas por Alimentos podem surgir por diversas formas, dentre elas as infecções, toxinfecções ou intoxicações.
Infecções
São causados por agentes virais, parasitários ou algumas bactérias que quando são ingeridas causam a infecção, alguns agentes podem causar oxinas mas não são elas que causam a infecção e sim o próprio microrganismo ingerido, como por exemplo Salmonella spp. e Escherichia coli (LIMA, 2014).
Toxinfecção
A toxinfecção ocorre quando consume-se um alimento com grande quantidade de microrganismos patogênicos e no intestino ocorre a esporulação e a liberação de toxinas desses microrganismos, assim causando sintomas como diarreia profusa, dor e grande produção de gases como é o caso dos microrganismos patogênicos Clostridium perfringens, Bacillus cereus (LIMA, 2014).
Intoxicação
Segundo Lima (2014), são doenças causadas por toxina liberada pelo microrganismo durante intensa proliferação no alimento ou substâncias químicas, como pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, metais, mico toxinas (Aspergillus flavus) , etc.
Casos de DTA’s
Apesar de um tema antigo, ainda há uma grande dificuldade para evitar as
DTA e desta forma são feitos vários esforços para diminuir a incidência de Doenças Transmitidas por Alimentos, segundo dados preliminares da Organização Mundial de Saúde (2015), só em 2010 estima-se que houve 582 milhões de casos de alimentos contaminados, dentre eles 351 mil mortes. No Brasil de 1999 a 2004, o Mistério da Saúde informou que houve a ocorrência de 3.410.048 internações por DTA e ainda de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), ocorreram 25.281 óbitos por DTA, dos casos investigados as residências possuem 48,5% dos casos de surtos, seguido de 23,9% de locais que não souberam informar, como mostra a causa.
Foi feito uma pesquisa sobre surtos de toxinfecções alimentares ocorridos em 2011 em 10 municípios de Minas Gerais, dentre eles Poços de Caldas, no qual foram registrados 2.379 pessoas envolvidas no qual 465 adoeceram e 21 foram internadas. Neste estudo, a cidade de Poços de Caldas registrou 476 casos de surtos no qual 81 adoeceram e 21 foram internados (BLANES; PEIXOTO; PYRRHO, 2011). Dentre as 10 cidades Poços de Caldas ficou em segundo lugar. Vale ressaltar que todos os dados registrados foram de casos de DTA registrados, ou seja, o número de casos de DTA pode ser ainda maior.
Além de mal-estar e nos casos mais graves causar a morte, as DTA tem causado grande impacto
...