Fraude no Leite
Por: NSHAUM • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 1.047 Visualizações
Fraude no leite
Introdução
Existem dois tipos de fraudes que podem ocorrer em leite. A primeira delas, diz respeito à fraude no leite pela adição de qualquer substancia estranha (por exemplo: açúcar, agua, soro, amido, etc.).
Isso para aumentar o rendimento, a agua é uma fraude grosseira e facilmente descoberta pelo uso do densímetro. A adição de soro já e mais difícil de ser identificada, não faz mal a saúde, mas o problema e que a adição de soro dilui os nutrientes do leite, outro e que ocorre a fermentação pela a ação de bactérias lácticas, para o queijo e bom, mas para o leite e ruim porque essas bactérias vão fermentar o leite azedando-o mais rápido.
A segunda fraude e as más pratica que são muito frequentes, tanto pelo produtor como a usinas. Utilizam se substancias não permitida como, por exemplo, bicarbonato de sódio e soda caustica para disfarçar a acidez.
Nessa pratica foi verificado se há presença de amido no leite.
Metodologia utilizada:
Amido
Transferir 5 ml de leite para o tubo de ensaio
Adicionar as amostras preparadas 5 gotas de lugol
Agitar e observar a coloração produzida.
Objetivo:
Indicação de acidez pela mudança da cor da mistura: estado de conservação do leite.
Termo estabilidade do leite.
Discursão:
Utilizou-se o leite de lote 06, fabricado em 19/01/2014 e com validade de 19/03/2015 como pôde se observar ele esta dentro do prazo de validade, em seguida procedeu-se adicionando 5 ml de leite no tubo de ensaio e aqueceu. Logo após adicionou-se 5 gotas de lugol e agitou.
O amido com o iodo forma um composto de adsorção de coloração azul para resultados positivos, ou seja, quando há adição de amido, como nesse caso não houve mudança de cor o resultado é negativo para adição de amido, como mostra a figura:
[pic 1]
Tubo de ensaio com leite e lugol
Foram realizados testes por outro grupo, para verificar se ouve fraude no leite. O resultado para eles foram positivo onde pôde ser observada a mudança de cor como mostra a figura:
[pic 2]
Leite fraudado por outro grupo.
Conclusão:
Conclui-se que o resultado para adição de amido foi negativo, porem pode haver agua. Frequentemente, tanto o produtor como a usina tentam disfarçar a má qualidade do leite através do uso de substancias não permitido, para evitar perdas ou aumentar seus lucros. Obtiveram-se os resultados esperados, onde foi possível identificar quando há fraude no leite.
Referencias:
http://portallactico.com.br/noticias/fraudes-na-cadeia-do-leite-como-monitora-las-11741/>
BOBBIO, F.O.Introducao à química de alimentos. 3. Ed. São Paulo: Varela, 2003.
...