TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE INCÊNDIO

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

PUCMINAS – IEC / PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO 

DISCIPLINA: SEMINÁRIO - PROFa.: DENISE QUEIROZ NOVAES 

________________________________________________________________________________                                                                       Projeto de Pesquisa / Extensão 

Autor: Michele Ramos Roque

Título Provisório: Análise sobre o Conhecimento dos Sistemas de Prevenção a Incêndio e a Desastres.

1. Tema: A importância do treinamento de incêndio.

2. Delimitação:

Será que as pessoas estão preparados para um incêndio?. As edificações devem possuir os equipamentos de segurança contra incêndio, porém seus ocupantes precisam ser aptos para usá-los. Com o preparo necessário as pessoas que ocupam uma edificação com princípio de incêndio, saberão evitar que este incêndio mude para um estágio maior, bem como solicitar ajuda ao corpo de bombeiro e também identificar as rotas de fuga para que a edificação seja desocupada pelas pessoas em segurança.  

3. Justificativa:

No Brasil existem muitas edificações comerciais que ainda não possuem equipamentos de prevenção a incêndio e a desastres, além dos equipamentos falta também informação quanto a sua importância. Levando em consideração que uma edificação segura onde todo

Para Pieniak e Salgado (2017), com o trágico incêndio da Boate Kiss em 2013, foi criada a Lei Kiss como medida para evitar ocorridos com essa magnitude, é a Lei Federal nº 13.425 de combate a incêndio e desastres, onde houve uma reformulação normativa, que passou a ser cobrada com mais rigor em todo o âmbito brasileiro.

 De acordo com Norma Reguladora NR-23 do Ministério do Trabalho (2011), todo empregador deve oferer informações quanto à “a)utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; c) dispositivos de alarme existentes.”

Os responsáveis pelas edificações em muitos casos tomam conhecimento quanto a obrigatoriedade de implementar os sistemas de segurança contra incêndio, quando vão solicitar a liberação do alvará de funcionamento. Algo, que poderia ser difundido da infância até a vida adulta, causando menor ou nenhuma surpresa, a um cidadão quando resolver abrir um negócio, e que seja dada a sua devida relevância e não só como mais uma mera burocracia brasileira. Quando os equipamento são instalados, não há muita preocupação por parte dos responsáveis pelas edificações em como ultiliza-los, tão pouco em quais os procedimentos necessários para a evacuação da edificação em caso de incêndio. Com isso é importante ressaltar que a falta de informação sobre o funcionamento dos equipamentos e de como agir em situação de incêndio, é um assunto social. Poís, como iremos de fato evitar que grandes incêndios aconteçam, se não sabemos como proceder já no seu início, com atitudes simples de como saber o número de telefone do corpo de bombeiros, ou mesmo como ultilizar o extintor de incêndio que se encontra a pouco passos de distância. Daí fica a reflexão quanto ao treinamento de evacução e de ultilização dos equipamentos, a norma para algumas edificações pede que tenham a brigada de incêndio, mas e para as edifcações em que não é necessário, não seria importante que as pessoas saibam como proceder?. Para que tenhamos incêndios com menos vítimas ou principios de incêndio combatidos é de suma importância que as pessoas saíbam o que fazer e para isso os treinamentos devem ser começados nas escolas, para tenhamos nas próximas décadas pessoas instruídas a lidarem com as situações de risco de incêndio.

4. Público-alvo:

- Funcionário de empresas;

- Crianças;

- Público em geral.

5. Hipóteses:

- A grande maioria da população não possui conhecimento e nem treinamento para prevenção e combate a incêndio.

- Os treinamentos deveriam ser implementados na infância.

6. Objetivo Geral:

Identificar o conhecimento das pessoas quanto a forma de ultilizar os equipamentos de incêndio.

 

Objetivo específico:

- Descrever o funcionamento dos equipamentos e sinalização de emergência;

- Coletar dados quantitivos de pessoas em geral quanto a seus conhecimentos dos sistema de prevenção à incêndio.

7. Metodologia:

O presente estudo terá caráter descritivo por amostas, afim de atingir o objetivo que é identificar o conhecimento das pessoas quanto a forma de ultilizar os equipamentos de incêndio.

Para que os objetivos do presente trabalho sejam atendidos, a pesquisa se dará em duas etapas sendo elas:

1º. Formular questinário em que serão coletados informações pessoais de forma online, como:

SIM

NÃO

OUTROS

SEXO

IDADE

ESCOLARIDADE

PROFISSÃO

SABE IDENTICAR OS EQUIPAMENTOS DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO?

SABE COMO USA-LOS?

JÁ PASSOU POR SITUAÇÃO DE INCÊNDIO?

SABE O Nº DE TELEFONE DOS BOMBEIRO?

ACREDITA SER IMPORTANTE SABER USAR OS EQUIPAMENTOS?

ACHA IMPORTANTE QUE AS ESCOLAS TENHAM TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO DE INCÊNDIO PARA AS CRIANÇAS?

ACHA IMPORTANTE QUE AS EDIFICÇÕES TENHAM ESSES EQUIPAMENTOS?

ACREDITA QUE INCÊNDIOS POSSAM ACONTECER ?

VOCÊ SABERÁ AGIR CASO A EDIFICAÇÃO EM QUE ESTEJA PEGUE FOGO?

2º. Tabular os resultados em planilhas de excell e gerar os resultados obtidos em gráficos do próprio programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (151.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com